segunda-feira, 9 de março de 2009

[leia] Últimas semanas de ‘Apodi – Rota das Artes’


O projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, chega às últimas semanas de atividades, e prepara uma grande programação para o período de 23 a 27 de março. Até lá, continuam as oficinas, ministradas para jovens apodienses, diariamente, na Casa de Cultura Popular de Apodi. Todas as atividades do projeto acontecem de maneira gratuita, graças ao patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura.

As oficinas acontecem desde o início de janeiro, e seguirão até o final deste mês, quando no encerramento, será apresentado um pequeno espetáculo teatral, somente com os jovens apodienses participantes da oficina. “No último dia do projeto, 27 de março, este jovem grupo apodiense vai apresentar o espetáculo na Casa de Cultura, e continuará apresentando por diversas semanas. Foi a forma que encontramos de deixar o projeto vivo, mesmo depois que O Pessoal do Tarará for embora de Apodi. A semente foi plantada e regada. Agora é bom que cresça, para o próprio bem da comunidade apodiense, que tanto reclama da falta de eventos artísticos. Que Apodi possa apoiar este jovem grupo, que está cheio de vontade”, explica um dos coordenadores das oficinas, Alex Peteka.

O espetáculo, uma espécie de experimento cênico que agrupa todos os participantes dos três meses de oficinas, é fruto de uma pesquisa realizada pelos próprios participantes, que durante este período puderam investigar casos, lendas e personagens apodienses. “Nem tudo pudemos aproveitar para o espetáculo, principalmente quando se referia a pessoas que poderiam ficar constrangidas, se encenássemos determinados casos que foram colhidos durante as oficinas. Mas chegamos numa senhora que mora no bairro Malvinas, que é contadora de histórias, e pudemos aproveitar muita coisa dela. Até porque é uma maneira de homenageá-la”, afirma Maxson Ariton, que também é responsável pelas oficinas.

Já as apresentações dos espetáculos do grupo, retornam apenas no dia 23, dia do aniversário de Apodi, prosseguindo até o final da semana. A pausa nas apresentações acontece devido aos inúmeros sub-projetos que deverão compor a programação da semana final de atividades do ‘Apodi – Rota das Artes’. “Lançaremos um documentário, uma revista, um CD multimídia e uma exposição fotográfica. Tudo sobre momentos importantes que vivemos em Apodi, neste período. E todo o material será distribuído gratuitamente para as escolas apodienses, e nos inúmeros eventos que O Pessoal do Tarará participa pelo Brasil”, explica o ator Antônio Marcos.

APRESENTAÇÕES – Em Apodi, O Pessoal do Tarará retoma suas apresentações no dia 23, com uma apresentação do espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’, no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição; no dia seguinte (24), mais uma apresentação de rua, no mesmo local. Na quarta-feira (25), o grupo apresentará ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino’ na Casa de Cultura Popular; na quinta-feira (26), ‘A Peleja...’ volta ao palco da Casa de Cultura, para ser apresentada pela última vez em Apodi, dentro do projeto; na sexta-feira (27), Dia Internacional do Teatro, durante todo o dia a cidade poderá participar da programação especial do último dia de ‘Apodi – Rota das Artes’. Pela manhã, lançamento da exposição fotográfica do projeto, assinada por Fred Veras, na Casa de Cultura, oportunidade em que também acontecerá um seminário sobre os ‘resultados do projeto, perspectivas culturais para Apodi, e a importância de se investir em cultura’. À tarde, estréia do espetáculo das oficinas, apenas com apodienses, na Casa de Cultura Popular. E à noite, encerrando a programação, haverá o lançamento do documentário do projeto, em um grande telão, no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. “Quero fazer o convite ao povo de Apodi, que nos seguiu e lotou todas as apresentações do projeto até aqui, nas ruas, nas comunidades rurais e na Casa de Cultura, para se fazer presente na última semana de nossas apresentações. Não sabemos se teremos uma outra oportunidade igual a essa, de passarmos três meses desenvolvendo nossas atividades em Apodi. E é por isso que só temos a agradecer ao Banco do Nordeste, que nos deu uma oportunidade como essa, de podermos viver um momento tão especial. A hora é de celebração”, destaca o coordenador do grupo e do projeto, Dionízio do Apodi.

Todos os momentos do ‘Apodi – Rota das Artes’ estão registrados no site www.opessoaldotarara.com.br, numa página especial do próprio projeto, através de diários de bordo, fotos e depoimentos.

4 Comentários:

Anônimo disse...

VOU SENTIR FALTA DO PESSOAL DO TARARA,GENTE ARTISTA DEMAIS,SUCESSOS PRA ELES.

Anônimo disse...

Um besteirol à apodiense.

isto é cultura, babacas, tolos.

tuiu tuiu tuiu, a nova geração só bota noticias tolas.

ATENÇÃO:

não publique esta materia.

Anônimo disse...

Um besteirol à apodiense.

isto é cultura, babacas, tolos.

tuiu tuiu tuiu, a nova geração só bota noticias tolas.

ATENÇÃO:

não publique esta materia.

Anônimo disse...

Isso que o Banco do Nordeste junto ao Pessoal do Tarará estão oferecendo a cidade do Apodi é algo maravilhoso, é o direito verdadeira cultura que rege na constituição, mas negada pelo poder público.
Acho que a nossa cidade deveria acordar e dá apoio a iniciativas como essa.
A gente não quer só folia, a gente quer arte nas ruas.
VIVA O PESSOAL DO TARARÁ

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO