segunda-feira, 16 de março de 2009

[leia] O Pessoal do Tarará é selecionado para festival internacional

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará vai representar o Rio Grande do Norte no Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, que acontecerá no mês de setembro deste ano, em Salvador. Esta semana a organização do evento divulgou a lista dos selecionados que participarão deste, que é um festival que forma um panorama contemporâneo dos rumos das artes cênicas na América Latina. A programação conta com produções de oito países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos e Peru.

A trupe mossoroense d’O Pessoal do Tarará participará do festival, que não tem caráter competitivo, com o espetáculo ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’. “Este festival é importante porque vai possibilitar a troca de experiências com artistas de outros países, de conceituados grupos internacionais. Poderemos assistir aos espetáculos participantes, e ainda apresentar o nosso. Estamos felizes em podermos viver este momento em que colocamos o nosso grupo em um outro patamar”, explica a atriz Alana Azevedo.

Além d’O Pessoal do Tarará, compõem o festival o Teatro La Candelaria (Colombia), Teatro Malayerba (Equador), Teatro de los Andes (Bolivia), Ciervo Encantado (Cuba), La Fábrica Teatro (Argentina), Teatro Avante (Estados Unidos), Corporación Tragaluz (Equador), Danza Abierta (Cuba), Albanta Teatro (Cadiz-Espanha), Bagaceira (Ceará), Os Enganadores da Morte (Rio Grande do Sul), Los Títeres de la Huachaca (Argentina), Los Titiriteros de Banfield (Argentina), IN.CO.MO.DA.TE (Rio Grande do Sul), Companhia Estável (São Paulo), Totem (Pernambuco), Fraternal Companhia (Salvador-Bahia), Rapsodia (Salvador-Bahia), Finos Trapos (Salvador-Bahia) e Groove Estudio Teatral (Salvador-Bahia).

“É um momento importante para o nosso Estado. Estamos no caminho certo. No ano passado os Clowns de Shakespeare de Natal estiveram neste mesmo festival, e este ano somos nós. Isso prova que estamos fazendo um teatro consistente aqui no Rio Grande do Norte, dando ênfase ao trabalho de grupo, que tem uma preocupação com a pesquisa, com o repertório”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Todos os grupos participantes desenvolvem uma pesquisa de linguagem própria e a construíram através da coletividade. Através da troca de experiências entre os grupos, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia oferece uma possibilidade de intercâmbio e integração entre povos distintos, mas que compartilham uma mesma identidade geográfica e têm cruzamentos culturais. O evento pretende fomentar a discussão e o debate sobre estratégias – sejam artísticas, de produção ou circulação – e criações teatrais em diversas partes de um continente marcado pela miscigenação.

APODI – ROTA DAS ARTES – O Pessoal do Tarará continua desenvolvendo o seu projeto em Apodi (cidade potiguar distante 78 km de Mossoró). ‘Apodi – Rota das Artes’ tem patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009. Diariamente acontecem as oficinas, que começaram em janeiro passado, e chegam na fase final, com a produção de um espetáculo, com os jovens participantes, e que são todos apodienses. O espetáculo é uma forma de que o projeto ‘Apodi – Rota das Artes’ continue dando frutos, após o retorno d’O Pessoal do Tarará para Mossoró. “Queremos deixar uma semente plantada em Apodi, e em breve, quando voltarmos, podermos viver um outro momento destas pessoas, e do município, também”, afirma o coordenador das oficinas, Alex Peteka.

Já as apresentações, retornam a partir do dia 23 (data de aniversário da emancipação política de Apodi), com uma apresentação do espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’ às 19h30, no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. No dia seguinte (24), no mesmos horário e local, um outro espetáculo de rua será visto pelos apodienses. Na quarta-feira (25), às 20h, na Casa de Cultura Popular, o grupo apresentará ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino’, que no dia 26, nos mesmos local e horário, encerrará a sua temporada de apresentações dentro do projeto.

No dia 27, Dia Internacional do Teatro, o grupo desenvolverá uma programação especial: às 9h da manhã, haverá o lançamento de uma exposição fotográfica assinada por Fred Veras, sobre o projeto desenvolvido em Apodi, e uma palestra sobre `resultados do projeto, perspectivas culturais para Apodi e a importância de se investir em cultura’, que será proferida pelo Vice-reitor da UERN, professor Aécio Cândido; Na parte da tarde, o grupo participante das oficinas apresentará o espetáculo montado durante os três meses de aula, na Casa de Cultura; à noite, O Pessoal do Tarará se despede de Apodi, apresentando em telão, em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um documentário sobre todo o projeto desenvolvido na cidade. O documentário tem roteiro e direção de Dionízio do Apodi. Mais informações sobre o grupo e o projeto no site www.opessoaldotarara.com.br.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO