quinta-feira, 26 de março de 2009

[leia] Dia Internacional do Teatro em Apodi‏


O Pessoal do Tarará encerra projeto em Apodi com programação especial

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará promove uma grande programação nesta sexta-feira (27), em Apodi, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e como encerramento do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, que começou em janeiro passado, com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009.

Às 9h da manhã desta sexta-feira, na Casa de Cultura Popular, haverá uma palestra intitulada ‘A Educação dos Sentidos e o Sentido da Cultura’, proferida pelo vice-reitor da UERN, professor Aécio Cândido. “Queremos convidar os estudantes, professores, entidades, grupos culturais, a classe política, e o cidadão apodiense, para esta palestra importante para os caminhos culturais de Apodi. Se alguém mexe com cultura, tem compromisso e um interesse maior neste setor em Apodi, não pode perder. Não combina”, afirma Dionízio do Apodi, ator e diretor d’O Pessoal do Tarará. Na mesma oportunidade, haverá uma exposição fotográfica assinada por Fred Veras, retratando momentos do projeto em Apodi.

Na parte da tarde acontecerá o espetáculo ‘Apodi – entre ruas e histórias’, com os participantes das oficinas que foram ministradas durante os três meses de projeto. O espetáculo será às 17h, na Casa de Cultura Popular, mas as senhas para o espetáculo serão distribuídas a partir das 14h, gratuitamente, no próprio local. “Eu peço que os apodienses possam apoiar este jovem grupo que está surgindo, a partir das oficinas. São todos jovens, praticamente sem experiência alguma com teatro, mas temos muitos talentos. Este trabalho é a longo prazo. Não se faz um ator da noite para o dia, porque é um trabalho de anos. Então, se Apodi apoiar estes meninos, em breve teremos muitas alegrias com eles. E acredito que o apodiense vai gostar deste espetáculo”, destaca Alex Peteka, um dos ministrantes das oficinas.

Ainda na sexta-feira, às 19h30, acontecerá o último momento do projeto. Haverá o lançamento, em praça pública, do documentário ‘Apodi – Rota das Artes’, que tem roteiro e direção de Dionízio do Apodi. O apodiense assistirá o documentário em um telão armado no patamar da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. “Este documentário servirá para divulgar, em várias partes do país, não só o nosso grupo, mas como Apodi, que propiciou um momento muito importante na história do grupo, que foram estes três meses. Quero convidar a população para estes momentos finais do projeto, e ao mesmo tempo agradecer, em nome de todo o grupo, por estes três meses que passamos em Apodi, recebendo muito carinho, demonstrações de respeito e admiração ao nosso trabalho. Apodi está de parabéns pela maneira simpática e particular que recebeu O Pessoal do Tarará. Muito obrigado”, afirma Dionízio do Apodi.

Na mesma noite, antes da exibição do documentário, haverá uma participação especial do cantor e compositor Zelito Coringa, responsável pela trilha sonora do documentário. Zelito participou do projeto, e ao compor a trilha, acabou fazendo uma bela música sobre O Pessoal do Tarará e Apodi, que intitulou de Índia Apodi. Zelito Coringa, além desta música, tocará o seu repertório, para que Apodi conheça melhor, este cantor de Carnaubais, mas que conseguiu uma grande identificação com os apodienses. “Apodi é uma terra muito bonita, com belezas naturais como a lagoa e a chapada, sem contar a Barragem de Santa Cruz e o Lajedo de Soledade, que é um presente de nossos ancestrais. Eu juntei tudo isso com a fama de que Apodi é a terra das mulheres bonitas, e tentei imprimir na música”, destaca Zelito Coringa.

“Queremos aproveitar e agradecer ao Banco do Nordeste pelo patrocínio e pelo crédito em nosso projeto. A meta foi cumprida, nosso papel foi feito, e agora é esperar para que em breve Apodi dê muitos frutos nesta área do teatro. Um trabalho desse não é a curto prazo, e por isso segue a importância do Banco do Nordeste, que tem visão, e por isso possibilita a realização de um projeto como este”, afirma a atriz Ludmila Albuquerque.

‘Apodi – Rota das Artes’ termina com quarenta apresentações realizadas na Casa de Cultura, bairros e comunidades rurais; exposição fotográfica, documentário, palestra, e ainda uma revista e um CD Multimídia, que serão confeccionados nos próximos dias. Mais informações sobre o grupo e o projeto são obtidas no site www.opessoaldotarara.com.br.

Contatos: (84) 9918-4009 ou (84) 8803-3844

1 Comentário:

Anônimo disse...

APODY TEM SIDO PRÓDIGA EM NÃO RENCONHECER OS QUE REALMENTE TEM ELEVADO O SEU NOME AOS COBIÇADOS PATAMARES DO ENGRANDECIMENTO HISTÓRICO-CULTURAL. EXEMPLO: NUNCA LEMBRARAM AOS SRS. EDÍS PARA ENTREGAREM UMA COMENDA DE MÉRITO CULTURAL AO GRANDE INTELECTUAL TEATRÓLOGO DIONÍSIO DO APODY.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO