sexta-feira, 27 de março de 2009

[leia] Câmara adia votação de decreto que afasta prefeita de suas funções

A votação do Decreto Legislativo 002/09, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Apodi, que decreta o afastamento da prefeita Gorete Silveira de suas funções constitucionais e dá posse ao vice-prefeito Evandro Marinho, estava prevista para acontecer na sessão ordinária de hoje, mas foi adiada para a próxima quinta-feira.

De acordo com o decreto, como a prefeita está respondendo processo por infração político-administrativa perante a Comissão Extraordinária Processante, se faz necessário que ela se afaste de suas funções, durante a tramitação do processo, até o julgamento final, quando a câmara poderá decidir pela cassação do seu mandato.

A colocação do decreto na pauta da sessão de hoje, surpreendeu o líder da prefeita, vereador Júnior Souza, que pediu vista do processo – alegando falta de conhecimento do mesmo – e conseguiu adiar a votação. Ele argumentou que o documento não havia sido discutido entre os vereadores, o que foi rebatido pelo presidente da casa, João Evangelista: “após muitas discussões, a comissão foi criada e o processo deve ser concluído”, justificou.

Apesar de não concordar com o adiamento da votação, Evangelista acatou o pedido, ressaltando que o debate é importante porque estabelece a ordem. O vereador Júnior Carlos também protestou contra a manobra e pediu para os vereadores não esquecerem que têm compromisso com o povo, lembrando que quem não está cumprindo com os compromissos é a prefeita.

Sempre invocando o Regimento Interno da casa, Júnior Souza criticou a instalação da Comissão Processante, alegando má interpretação da lei, que segundo ele, não permite a criação desse tipo de processo. “A lei Orgânica é superior ao regimento interno e todo o processo está respaldado na lei, respeitando os prazos estabelecidos”, rebateu o presidente da casa.

Para o vereador Chico de Marinete, não houve falta de entendimento, por parte do executivo, com relação ao prazo para as respostas aos ofícios enviados pela câmara. “A prefeita compreendeu muito bem o que determina a lei, só não acreditava que o legislativo teria a coragem de assumir essa postura fiscalizadora e que pudesse puni-la pela falta de respeito a esta casa”, finalizou.

No dia 24 de março, a prefeita recebeu do presidente da Comissão Extraordinária Processante, vereador Ângelo Suassuna, a notificação por infração político-administrativa que estabelece um prazo de dez dias para que ela possa apresentar defesa contra a acusação de improbidade administrativa.

Iêda Silva
Assessora de Comunicação da CMA

5 Comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk eu já sabia!!!!1
é sempre assimmmm

Anônimo disse...

Hoje,vejo que Apodi de fato entrará na história , com um legislativo jovem e atuante, fazendo as coisas acontecerem e procurando sempre informar, declarando a meta da administração local e seus procedimentos intencionais para fazer-se a entender que as coisas estejam caminhando muito bem e como se elas fossem transparentes ( não dá né ) Isso nos deixa conscientes, que os senhores veriadores estao indo pelo caminho certo, e nunca visto em nossa cidade. Em nome dos eleitores apodiense, estamos de coração aberto e agradecidos por estarmos sendo muito bem representados
. obrigado !!!!!.A você chefe da casa o nosso muito obrigado, jovem,mas de conhecimento elevadissímo receba da populaçao apodiense uma forte salva de palmas.
Aos demais veriadores no qual faço questão de mensionar os nomes como: CHICO DE MARINETE,JÚNIOR CARLOS,HÉLIO DA AMBULÂNCIA,GENIVAN VARELA, PAULO DE TELECIO,ANGELO SUASSUNA,E ARNALDO COSTA, nossos sinceros agradecimentos e bom trabalhos para voces acima citados. QUEM MANDA É A SOCIEDADE APODIENSE.

Anônimo disse...

angelo confio que voce será uma pagina positiva na historia politica de apodi,pois voce teve a coragem e a competencia de assunir a presidencia desta comissão,continue contando com os 03 votas da minha familia,var em frente,zele por sua dignidade.

12 votos pela trasparencia e zero para judas. disse...

espero que os vereadores de apodi não façam oposição irresponsavel a minha prefeita gorete,porem fiscalizem o dinheiro publico e sejam independentes,pois so votarei em quem for deste time,e olhe que ao todo a minha familia detem 12 votos,

Anônimo disse...

o preço que meu vereador vai pagar caso ele se venda ao poder executivo´,será perder sete votos,cuidado,depois voce irá pagar alto.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO