[leia] Apodi - Rota das Artes em comunidades rurais
Na sétima semana de atividades do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, realizado pelo Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, com o patrocínio do Banco do Nordeste, em Apodi (RN), serão visitadas duas comunidades rurais. Nesta terça-feira (03) o grupo apresentará ‘O Inspetor Geraldo’ na comunidade rural de Santa Rosa, na parte da noite. Na quarta-feira (04), o grupo apresentará o espetáculo ‘Assombrações’ para os moradores da comunidade do Córrego, onde há algumas semanas apresentou um outro espetáculo. “Priorizar as comunidades rurais é uma forma de chegar com o projeto, até pessoas que não entrariam em contato com as ações do ‘Apodi – Rota das Artes’. Na zona urbana temos apresentações nos bairros e na Casa de Cultura, e para as pessoas das comunidades rurais é necessária a nossa ida até lá”, explica o ator Antônio Marcos.
O Pessoal do Tarará já realizou trinta e uma apresentações de seus espetáculos, em Apodi, todos de forma gratuita, e o número vai aumentar devido ao encerramento do projeto, previsto para o dia 27 de março (Dia Internacional do Teatro), com uma grande programação. Mais informações sobre o grupo e o projeto podem ser obtidas através do site www.opessoaldotarara.com.br.
A PELEJA DO AMOR - Em cartaz desde setembro de 2006, “A Peleja do Amor no Coração de Severino” é uma livre adaptação de um grande clássico do teatro: Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand (1868-1918), com direção de Dionízio do Apodi. O Pessoal do Tarará privilegiou aspectos regionais, em seu espetáculo, o que fica claro com a presença de poesias do poeta mossoroense Antônio Francisco, e do saudoso violeiro, Elizeu Ventania, também nascido no Rio Grande do Norte. No entanto, a direção trabalhou, durante o processo de montagem, o encontro do “erudito” com o “popular”, tornando a peça regional e ao mesmo tempo clássica. Isto é facilmente notado no texto, na interpretação dos atores, no cenário, nos figurinos, e até nos instrumentos musicais.
E os apodienses assistirão ao espetáculo “A Peleja do Amor no Coração de Severino”, na Casa de Cultura Popular, na próxima quinta-feira, às 20h. No dia seguinte, uma nova exibição do espetáculo, nos mesmos horário e local. A entrada para as apresentações na Casa de Cultura Popular de Apodi é gratuita, mas é necessária a retirada da senha de acesso, no próprio local das apresentações, sempre a partir das 14h. Toda a programação do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’ acontece de maneira gratuita, devido ao patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009.
O INSPETOR GERALDO - Em cartaz desde agosto de 2005, “O Inspetor Geraldo” é uma livre adaptação de um grande clássico do teatro: “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gógol (1809-1952). Esta comédia de 45 minutos foi adaptada e dirigida por Dionízio do Apodi, e tem figurinos de João Marcelino. Estreou em agosto de 2005, e de lá para cá já percorreu todos os bairros periféricos de Mossoró, e inúmeras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Norte.
ASSOMBRAÇÕES – Espetáculo montado em 2008, mas com estréia em 2009. Dirigido por Dionízio do Apodi, o espetáculo compõe o repertório do grupo. Um projeto proposto pelo SESC-RN, e abraçado pelo grupo O Pessoal do Tarará: as “Assombrações” compõem um espetáculo produzido para mostrar lendas e mitos do Rio Grande do Norte. Nele, de forma divertida, o grupo conta as lendas da “Maísa”, de Mossoró; de “Santo Antônio do Salto da Onça”; da “Anta Esfolada” de Nova Cruz; do “Poço de Santana”, de Caicó; e da “Índia Jandy”, de Portalegre.
1 Comentário:
APODY E APODYENSES ORGULHAM-SE DE TER ENTRE SEUS PATRÍCIOS A EXPRESSÃO MÁXIMA DO TEATRO POTIGUAR NA PESSOA DO GRANDE (Espiritualmente e intelectualmente) DIONÍSIO DO APODI,FILHO DE LUÍS DE DIONÍSIO E DA PROFESSORA D. TOINHA.VIVA O APODY! VIVA DIONÍSIO!
Postar um comentário