[leia] Quinta semana de atividades em Apodi, leva O Pessoal do Tarará para a Casa de Cultura, bairros, zona rural e feira da cidade
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará entra na quinta semana de atividades em Apodi, dentro do projeto “Apodi – Rota das Artes”, que acontece de forma gratuita, com o patrocínio exclusivo do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura. Nesta segunda-feira (9), o grupo apresentará o espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’ para os moradores que residem por trás do Estádio Antônio Lopes Filho, mais precisamente nas imediações da praça de esportes. No mesmo local, só que no dia seguinte (terça-feira, 10), O Pessoal do Tarará apresentará um outro espetáculo de rua. Na quarta-feira (11) será a vez da comunidade do Sítio Bico Torto, poder assistir ao espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’. Já na quinta-feira, as apresentações retornam para a Casa de Cultura Popular de Apodi, com a apresentação do espetáculo ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino’, a partir das 20h. Na sexta-feira, o mesmo espetáculo será apresentado no mesmo local e mesmo horário. Para estas apresentações que acontecem na Casa de Cultura, é necessário que as pessoas retirem o seu ingresso, a partir das 14h, do dia de cada apresentação. No sábado, dia em que acontece a tradicional feira de Apodi, que recebe não só apodienses que residem na cidade e zona rural, mas como pessoas de municípios vizinhos, o grupo apresentará ‘O Inspetor Geraldo’, a partir das 8h da manhã, na própria feira.
“Apresentar na feira é importante porque o projeto alcança pessoas que dificilmente iriam ter acesso às nossas atividades. O ‘Apodi – Rota das Artes’ é importante porque alcança a cidade e zona rural de Apodi, e até pessoas de outras cidades, também. É uma forma de descentralizarmos as ações culturais que acontecem, geralmente, apenas nas grande cidades”, afirma a atriz Ludmila Albuquerque.
Todas as atividades acontecem de forma gratuita, devido ao patrocínio do Banco do Nordeste.
“Fazer um projeto como esse, que possibilita um grupo de teatro levar suas ações para uma outra cidade, por um período de três meses, e com qualidade, tem muitos gastos, que um grupo artístico não teria condições de assumir. É aí onde entra a importância do Banco do Nordeste, que permite ao nosso grupo, a execução de nossas atividades artísticas”, explica Maxson Ariton, um dos atores do grupo.
Além dos espetáculos que são apresentados diariamente, O Pessoal do Tarará ministra oficinas para jovens apodienses, que têm o desejo de ter um contato maior com a arte teatral. As oficinas acontecem na Casa de Cultura Popular, também por um período de três meses, como atividade formativa para estes participantes, que farão parte de um espetáculo, a ser apresentado no Dia Internacional do Teatro (27 de março), último dia de atividades do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’. Nestas oficinas os apodienses participantes aprendem técnicas circenses, como os malabares e pernas-de-pau, e ainda ganham noções de interpretação, através de jogos e exercícios teatrais.
“Queremos deixar um espetáculo em Apodi, como forma de colaborar, ainda mais, com a cidade. Serão apodienses que poderão, independente de nossa presença, apresentarem o espetáculo pela Casa de Cultura, praças e comunidades rurais. São pessoas que estão começando, mas que já mostram muita vontade. Isto é importante para termos um bom resultado”, destaca Maxson Ariton, que também coordena as oficinas dentro do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário