terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

[leia] Apodi é contemplado com projeto de regularização fundiaria da ordem de 6 milhões

21 município nas bacias do Apodi e Piranhas/Assu serão beneficiados

Sábado, dia de feira livre em Apodi. STR cheio de agricultores para em audiência que sanou várias dúvidas de como e quem será benificiado com o projeto.

O Sindicato dos trabalhadores Rurais de Apodi realizou, na manhã deste sábado (14/02), uma grande audiência pública sobre cadastro e posse de terras. O programa é executado através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária - SEARA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário; uma conquista do Fórum das Entidades de Apodi junto ao STR, Fórum Municipal da Juventude, Fórum da Agricultura Familiar e associações de agricultores da região.

"Isso é o íncio da conquista de uma luta de muito anos do STR e que, nos últimos 3 anos, teve a presença do fórum das entidades", falou Flaviano Monteiro. A empolgação do homem do campo era visível naquela manhã. A importância desta luta se deve ao fato que em apodi o projeto será executado em apenas 7 cidades, onde em assu será feito em toda sua bacia, mostrantando assim o êxito da luta social. "Apodi foi lembrado devido a nossa luta. Luta social e justa", disse o presidente do STR, Edilson Neto.

Durante toda a manhã Canindé França, Secratário da SEARA, respondeu a perguntas dos presentes. Em torno de 400 agricultores e interessados circularam pelo local para tomar nota do projeto da ordem de 6 milhões que contempla as bacias do Apodi e Piranhas/Assu, atingindo 16.518 imóveis, numa área de 956.250,00 ha (95.625 Km²) abrangendo 21 municípios das duas regiões.

A importância do programa para o agricultor é segurança jurídica de seu imóvel, a garantia de transmissão do imóvel em caso de sucessão e, principalmente, o acesso a políticas públicas, em espacial o cédito e a assistência técnica. Para o municipio fica o conhecimento de sua estrutura fundiária a custo zero.

"Tanto eu como Edilson ficamos felizes em ver a conclusão desse projeto de onde sua grande importância se deve a inclusão social", finaliza o professor Flaviano Monteiro.

Fonte: Apodigital com Assis Júnior.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO