[leia] Projeto “Apodi – Rota das Artes” começa na segunda-feira
Começa nesta segunda-feira (12) na Casa de Cultura Popular de Apodi, o projeto do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, intitulado “Apodi – Rota das Artes”, com patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, o grupo mossoroense transfere a sua sede para Apodi, com o objetivo de desenvolver uma grande programação, diariamente, composta de apresentações, oficinas, pesquisas para um novo espetáculo, dentre outras atividades, que acontecerão sempre de maneira gratuita.
Nesta segunda-feira às 20h, o projeto será iniciado através de uma apresentação do espetáculo “A Peleja do Amor no Coração de Severino”, na Casa de Cultura Popular. A entrada é gratuita, mas há a necessidade da retirada dos convites no próprio local do espetáculo, sempre nos dias de cada apresentação que acontecer na Casa de Cultura. Os convites são disponibilizados a partir das 14h. “Queremos convidar os apodienses para este momento importante na nossa trajetória. Conseguimos aprovar este projeto de levar nossas atividades para Apodi, e é necessário que a população participe, se não perderemos nosso objetivo principal. Todas as atividades serão gratuitas, na Casa de Cultura, nas ruas, praças e zona rural”, explica o ator Dionízio do Apodi.
“A Peleja do Amor no Coração de Severino” também será apresentada na terça-feira, na Casa de Cultura, às 20h. Já na quarta-feira será a vez do espetáculo “O Inspetor Geraldo” ser apresentado na comunidade de Melancias, às 19h. Também às 19h do dia seguinte (quinta-feira) o adro da igreja matriz será o palco para mais uma apresentação d’O Inspetor Geraldo. Na sexta-feira, o grupo faz, em caráter de ensaio aberto, uma apresentação do espetáculo “Assombrações”, novamente no adro da igreja matriz, às 19h. “Cada semana de nosso projeto será com apresentações em todos os dias. É necessário que o apodiense possa aproveitar este projeto que é pioneiro no Estado. Não estamos em Apodi para tirar férias, e sim, para mostrar o nosso trabalho, de uma forma mais ampla à população, graças ao patrocínio do Banco do Nordeste. Não sabemos quando teremos uma outra oportunidade igual a essa, em Apodi”, afirma a atriz Rosi Reis.
OFICINAS – A partir da próxima quarta-feira, serão iniciadas as oficinas para os interessados em participar, de uma forma mais direta, da arte teatral. Serão três dias por semana, sempre das 14h às 17h, na Casa de Cultura Popular. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até o primeiro dia das oficinas. A pontualidade será um dos requisitos para a permanência nos trabalhos, que prosseguirão até o Dia Internacional do Teatro, 27 de março, quando haverá a estréia, em Apodi, de um espetáculo teatral, apenas com os participantes das oficinas, sobre causos e estórias que fazem parte do universo folclórico do município. “Será um espetáculo sobre Apodi, e com pessoas de Apodi. Foi a maneira que encontramos para deixar um trabalho mais consistente na cidade. Assim, após o projeto, o espetáculo continuará, podendo ser apresentado na Casa de Cultura, praças, ruas e zona rural do município”, explica um dos coordenadores das oficinas, Alex Peteka.
REGISTRO – Além das apresentações e oficinas, o grupo cumprirá a sua rotina de trabalho, diariamente em Apodi, com seus ensaios, experimentos e pesquisas. Todas estas atividades, o contato do grupo com os apodienses, personagens da cidade, servirão de material para a produção de documentário, exposição fotográfica, CD multimídia e revista, que ajudarão, após a realização do projeto, a divulgar este momento importante do grupo em Apodi, para todo o Brasil.
INFORMAÇÕES – A agenda do grupo em Apodi, os diários de bordo sobre o trabalho, com fotografias, depoimentos, serão atualizadas diariamente, numa página especial do projeto “Apodi – Rota das Artes”, que será lançada em breve, dentro do site do grupo na internet (www.opessoaldotarara.com.br). “Também queremos agradecer àquelas pessoas que nos incentivaram, e consequentemente foram fundamentais para que elaborássemos este projeto para Apodi: professora Francilene; professora Rokátia; professor Flaviano Monteiro; Genildo Sousa, da Casa de Cultura; Genildo Carlos, da Escola Gerson Lopes; aos meios de comunicação que sempre foram atenciosos conosco, e principalmente ao povo de Apodi, que é muito simpático e hospitaleiro”, destaca a atriz Ludmila Albuquerque.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário