quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

[leia] Goreti tem dificuldades para montar secretariado

E continua o suspense sobre quem serão os secretários da nova prefeita de Apodi.

Goreti Silveira foi eleita fazendo parte do que muitos chamaram de Panelão, já que foram vários os partidos e políticos tradicionais que aderiram ao seu projeto desde o começo.

Naquela época valia o 'Quanto mais melhor', mas passada a euforia da campanha e se aproximando o grande dia da posse, a nova prefeita está numa 'sinuca de bico', não há cadeiras para tantos cargos, principalmente porque vários candidatos ao cargo de vereador não garantiram suas vagas na câmara. Uns desistiram, outros nem tentaram, e alguns o povo decidiu não reeleger. Sem falar daqueles que faziam parte da administração de Pinheiro e também resolveram apoiar Goreti, no mínimo com a esperança de se manter no cargo.

Para cada secretaria existe uma fila enorme de opções, e sem dúvida muita gente vai ficar de fora, a não ser que várias secretarias sejam criadas. Algumas desmembradas, talvez.

Por exemplo: Secretaria de Obras, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Transporte, Secretaria de Esporte, Secretaria de Lazer, Secretaria da Juventude, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, e por ai vai... E mesmo assim ainda vai ter 'neguinho' do lado de fora.

Na contramão da história, ainda tem a questão MUDANÇA.

Para derrotar o candidato Flaviano Monteiro, Goreti teve que convencer seus eleitores de que faria uma administração totalmente diferente da atual, e para isso vai ter que começar escolhendo novos nomes, diferentes daqueles que administraram nossa cidade nos últimos 16 anos, já que todos ficaram do seu lado.

Apesar da dificuldade, Goreti tem no seu leque de opções vários nomes novos que com certeza agradaria aos seus eleitores, contudo, para isso terá que deixar tradicionais do lado de fora.

Eis a questão: Quem escolher?

4 Comentários:

Anônimo disse...

Que conversa é essa? ao contrário, Gorete está muito tranquila.

Anônimo disse...

realmente acho que a nossa prefeita deve estar tranquila,porem para não decepcionarmos ela tem que colocar novos secretarios e novos segundos escalões,pois como ela ira cumprir o nosso lema de campanha APODI NÃO PODE CONTINUAR ASSIM?

Anônimo disse...

A grande mudança da prefeita foi tem se afastado do atual prefeito que passou 12 anos no poder e conseguiu estagnar Apodi em pelo 50uns anos.Desejo que a futura prefeita consiga mudar a situação de nossa cidade, que a cada dia aumenta o índice de cãncer, leucemia(que tb é um tipo de câncer, prostituição, pobreza, ect...
Temos um povo inteligente, mas que os políticos não valoriza.Como explicar que um cidade como Patu tem um Campus da UERN, e Apodí tem um Núcleo( que por sinal foi muito mal administrado)que não suporta nem 5 turmas? O grande desafio da prefeita e de Flaviano, caso tivesse saido vitorioso, será mudar essa situação que os universitários estão enfrentando.Apodí tem todas as possibilidades de ter um Campus da UFERSA e da UERN, principalmente porque estamos entre as 3 cidades que mais aprova tanto na UERN quanto na UFERSA.Isso mostra nossa capacidade!

Anônimo disse...

"Como explicar que uma cidade como Patu tem um Campus da UERN, e Apodí tem um Núcleo(que por sinal foi muito mal administrado)que não suporta nem 5 turmas?"

Querido anônimo...

A cidade de Patu possui um Campus da UERN há muito tempo. Há mais tempo do que as administrações de Pinheiro (que você denuncia estagnadas por 50 anos). Vou te dizer que algo que você realmente não sabe e talvez, Apodi mesmo não saiba.

O meu avô, o finado Raimundo Monteiro (tio do mesmo Flaviano que perdeu esta última eleição)tinha uma amizade pessoal com o então governador da época, Lavosier Maia, e em meados da década de 70, quando a UERN (FURRN) havia acabado de ser criada e estava dando seus passos iniciais, conseguiu a vinda de um Campus da Universidade para Apodi. A contribuição da prefeitura seria a doação do terreno e a construção do prédio. A prefeitura de Apodi, no entanto, afirmou não ter condições de doá-lo. Foi aí que meu avô resolveu comprar o tal terreno e doar à prefeitura de Apodi. Ainda assim, o então prefeito da época, o saudoso Valdimiro, disse que não tínhamos recursos para construir e sustentar a Universidade em nossa cidade. E talvez, não tivessemos mesmo. Meu avô acabou doando o terreno ao Banco do Brasil, que construiu a AABB no local. Quanto ao Campus...foi aí e por isso mesmo que ele foi parar em Patu.

No que se refere ao Núcleo de Apodi, conseguido pelo prefeito Pinheiro em 2002...posso te afirmar com toda a certeza do que escrevo que foi, na medida do possível e do impossível, administrado muito bem. Pra que fique sabendo, os Núcleos fazem parte de uma expansão da UERN quando da gestão do ex-reitor Walter Fonseca e da governadora Wilma. Foram abertos para levar a universidade a lugares distantes e atender a um público cada vez maior. Muitas cidades se lançaram à disputa e apenas algumas conseguiram ter suas reivindicações atendidas. Na época o prefeito Pinheiro não mediu esforços para que esse benefício chegasse à nossa cidade. Lamentavelmente não teve a mesma visão para expandí-lo. Pois bem, o Núcleo iniciou seu funcionamento no CAIC, mas dada a impossibilidade de funcionar em uma escola comum com públicos de idades diferentes, a prefeitura cedeu a então sede da Escola Lourdes Mota ao Núcleo. O convênio firmado entre prefeituras e UERN previa o seguinte: a prefeitura fornecia todo o corpo de funcionários e a estrutura física e a UERN, os professores.

Os cursos oferecidos pelos Núcleos possuem um caráter rotativo. Ou seja, de tempos em tempos se suspendem os vestibulares para determinado curso para que outros cursos possam ser implantados. Em Apodi, o vestibular para o Curso de Educação Física foi suspenso logo cedo dada a baixa procura pelos candidatos. Tivemos vestibulares com uma concorrência de menos de 2 pra uma vaga. O investimento de um curso superior com professores, livros e etc é muito alto e esta concorrência não garantiu a permência de mais turmas deste Curso no Núcleo de Apodi. A própria sociedade apodiense nunca deu tanta importância ao Núcleo. Fomos reivindicar a UFERSA (não que não seja importante. Na verdade, é e muito), mas esquecemos de lutar pelo nosso Núcleo, esquecemos de valorizar o que já tínhamos. Hoje surgem idéias de levar o Núcleo pra uma escola quando há muito deveríamos estar lutando pela construção de uma sede própria e com estrutura para receber muito mais do que cinco turmas. Aí sim, quem sabe não teríamos um Campus da UERN?!

O Núcleo não dispõe de recurso financeiro algum. Administrar algo sem recurso é mais difícil do que se tivesse, concorda?! O próprio cafezinho que é servido aos professores que vêm ministrar aulas aqui é fornecido (quase sempre) por quem administra de forma tão mal como você diz. Ter um prédio limpo e em condições de funcionar requer também administração. Para estar limpo é preciso ter material de limpeza que é comprado com dinheiro. E se não tem dinheiro? Acaba saindo do bolso de alguém. Talvez, de quem administra tão mal. Você poderia dizer que a prefeitura deveria se responsabilizar por isso. Faz, mas nem chegou a fazer sempre. Cuidar que os funcionários cumpram suas obrigações requer também administração e não são poucos os que se sustentam em apadrinhamentos políticos para não trabalhar. Não foi uma ou duas vezes que quem administra teve que "pegar na vassoura" para que o prédio tivesse limpo e disponível para as aulas porque alguns funcionários não cumpriam suas funções. São n problemas e nós só vemos o que está por fora. Dificilmente, vamos lá dentro pra ver como as coisas realmente são. E por isto mesmo eu te desafio a assumir sua identidade e dizer o que você fez para melhorar as condições de trabalho deste Núcleo tão mal administrado como você diz. Obviamente, as dificuldades incontáveis nos levaram a "perder" turmas e findarmos 2008 com um Núcleo quase apagado. Vivo e importante apenas para uma minoria que hoje sonha com sua expansão, com sua construção.

Não podemos esquecer o número de alunos formados por este Núcleo. Nem mesmo esquecer que tantos e tantos professores do estado e do município (e de outros munícipios também) estudaram aqui sem precisarem se deslocar para fazer seus cursos de Pró-Formação em Mossoró ou em Campus ainda mais distantes. Pergunte a estes professores o quanto foi importante ter este Núcleo aqui e não terem que gastarem tanto pra se deslocar pra outra cidade. Pergunte aos universitários o quanto foi mais cômodo estudar aqui mesmo e não terem que se arriscar todos os dias nas estradas nem terem que morar longe de suas famílias. Pergunte ainda à atual Câmara de vereadores o que ela fez pelo Núcleo; quantas vezes visitou-o para saber de suas condições; quantas vezes teve interesse em participar de alguma reunião com o Reitor e pedir melhorias, ampliações; quantas vezes votaram ou pensarem em aprovar projetos em benefícios deste Núcleo?!

Sim, temos todas as condições de comportar dois Campus Universitários. Precisamos, até! Que a nossa futura prefeita dê mais atenção à educação do nosso município, à saúde e a tudo mais que precisar. Mas vamos nós todos também dar atenção e cobrar isso. É muito simples ficarmos parados e esperando que as coisas aconteçam sozinhas para depois sairmos dizendo o que julgamos saber e o que é pior, criticando sem conhecermos de perto.

Os mesmos universitários que precisam e querem melhorias devem fazer sua parte. Infelizmente, vemos muitos e muitos venderem seus votos por promessinhas de empregos e tudo fica bem...bem mal. É preciso acordar e dar às mãos em nome desta cidade e de nós todos.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO