[leia] 8 casos de AIDS em Apodi nos últimos 8 anos
Esse não é um dado novo, nem muito menos atual, mas fiquei surpreso ao saber que foram registrados nos últimos 8 anos pelo menos 8 casos de AIDS em Apodi.
Mesmo porque essa é uma doença muito temida pela população e talvez por isso muitos prefiram nem comentar, sabendo que isso não diminuirá o risco de contaminação por outras pessoas.
O primeiro caso foi diagnosticado em 2001, e o portador tinha 38 anos e do sexo masculino, considerado heterossexual.
Três novos casos foram diagnosticados em 2003, em portadores de 28, 36 e 54 anos de idade, sendo 1 homossexual, 1 heteressexual e o outro não declarou sua opção sexual. Todos do sexo masculino.
O primeiro caso de AIDS diagnosticada numa mulher em Apodi foi no ano de 2005, numa mulher que se declarou heterossexual, mas com parceiro do grupo de risco. A mulher tinha apenas 21 anos de idade. Nesse mesmo ano foi registrado mais um caso de AIDS em homem, ou seja, em 2005 foram diagnosticados 2 casos de AIDS.
Em 2007, mais dois casos diagnosticados, dois homens, com destaque para a idade, era um de 50 anos e um senhor de 71 anos.
Nesses últimos anos a cidade de Apodi ficou na 18a. posição do estado.
Esse é um detalhe que pode fazer diferença na vida de muita gente em Apodi, já que esses são os casos diagnosticados na cidade e para as pessoas que procuraram um serviço público de saúde para se tratar.
Quantas outras pessoas não estão correndo o mesmo risco?
Por isso não devemos bobear na hora da transa. Só com camisinha!!
A título de comparação: a cidade de Mossoró registrou nesse mesmo período 133 casos, Natal registrou 657.
Postar um comentário