segunda-feira, 24 de novembro de 2008

[leia] A história do ensino em Apodi

As coisas do ensino nesta cidade sempre andaram devagar. Atividade básica do desenvolvimento, a instrução em Apodi manteve-se estacionária durante longos anos. O historiador apodiense, Manoel Antônio de Oliveira Coriolano, teve o cuidado de anotar as datas de início do ensino em Apodi. Em 1780 foi criada a primeira escola pelo então vigário de paróquia, Padre Manoel Calheiros Pessoa. Em 1783, o cônego Joaquim José Pereira – instalava um colégio de Latim. Em 15 de outubro de 1827, uma lei do governo criava a primeira escola pública, para a qual foi nomeado o professor Inácio Francisco Dantas.

A lei Nº 309 de 3 de agosto de 1855 instituía outra escola primária em Apodi para o sexo feminino, tendo sido nomeada por concurso, a professora Ana Emília Rosa. Em 19966, 139 anos depois, foi criado o Ginásio Estadual “Professor Antônio Dantas”, pelo decreto Nº 4.478, de nove de junho de 1966. A distância que separou um acontecimento do outro, a criação da primeira – escola publica e a instalação do ginásio, revela o atraso da educação na província e no município.

Com relação ao ensino médio em Apodi, é indispensável lembrar e se fazer referência a um movimento surgido em 1957, nesta cidade, com a finalidade de dotar o Apodi de uma escola para ser ministrado o curso ginasial. Os principais idealizadores dessa louvável iniciativa, foram os senhores Lázaro Tôrres e Robson Lopes. Após extraordinário esforço, contando com pequeno apoio, conseguiram fundar e fazer funcionar o sonhado estabelecimento, que tomou o nome de Ginásio comercial “Felinto Alves”.

Aquela unidade de ensino particular funcionou, regularmente, durante alguns anos, a partir de 1958. Por falta de recursos e ajuda, principalmente por parte dos poderes públicos, o ginásio paralisou suas atividades, até que o governo do Estado, em 1966, criou o Ginásio Estadual Professor “Antonio Dantas”. Teve como primeiro diretor o Dr. Francisco Alcivan Pinto. O curso de 2º grau foi criado em 1976. A partir desse ano, o ginásio criado em 1966, passou a ter a seguinte denominação: Escolas de 1º e 2º graus “Professor Antônio Dantas”.

PROFESSORES

GERSON LOPES GUERRA
nasceu na cidade de Apodi, no dia 22 de dezembro de 1946. Era filho de Valter Guerra e Antônia Nair Lopes. Fez o curso primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto em Apodi. Em seguida foi estudar no seminário Santa Terezinha, em Mossoró e Colégio Diocesano, também naquela cidade. Retornando a Apodi, concluiu o curso ginasial na escola estadual “Professor Antônio Dantas”. Após a conclusão desse curso, foi para Natal, a fim de submeter-se a um aprendizado (CADES) sobre história, promovida pela Secretaria de Educação. Nomeado professor de História, lecionou vários anos na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, onde conquistou a admiração dos colegas e afetuosa estima dos alunos, em reconhecimento à sua capacidade como professor. Morreu prematuramente, no dia 30 de outubro de 1980. Em sua homenagem, foi dado o seu nome a um novo estabelecimento de ensino nesta cidade (Escola Estadual Professor Gerson Lopes), criado pelo governo do Estado, situado na Praça Getulio Vargas.

Retirado do livro de Valter Guerra – por Bruno Coriolano Costa

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO