sábado, 11 de outubro de 2008

[leia] Veja os votos de legenda e entenda porque Edileuza está fora da câmara

Na hora de escolher o candidato a vereador, os eleitores também podem fazer opção pelo partido e/ou coligação, ou seja, na digitação do número dos vereadores se o eleitor escolher apenas os dois primeiros números (que na verdade é o número do partido) o voto será computado como voto de legenda, e servirá para aquele que mais votos obtiver naquela coligação.

Veja como ficaram os votos de legenda nessas eleições:

PMDB - 447 votos
PC do B - 405 votos
PDT - 136 votos
PPS - 132 votos
PR - 116 votos
PP - 90 votos
PT - 59 votos
PV - 57 votos
DEM - 52 votos
PSB - 46 votos
PTB - 36 votos
PHS - 23 votos
PRB - 7 votos

Desses o que me chama mais a atenção é o número de votos de legenda do PDT da vereadora Edileuza Pereira, já que em seu partido ela era candidata única, ou seja, seus votos de legenda serviram para todos da coligação (e não apenas para ela), e foi justamente isso o que a deixou de fora da câmara.

Reparem que se os 136 eleitores que votaram no partido PDT tivessem feito opção pela única candidata do partido (que no caso era Edileuza), ela teria sido eleita no lugar de Angelo Suassuna.

Edileuza obteve 759 votos, que somados aos 136 do PDT daria 895 votos, que seria superior aos 847 votos de Angelo.

Eis a ironia do destino. Nas eleições passadas os 9 votos do último colocado naquelas eleições foram decisivos para Edileuza entrar na câmara, já nessa os 136 votos de seu partido deram a vaga para o candidato do PV.

O PP também tinha candidatura única e mesmo assim ainda obteve 90 votos de legenda, mas ao contrário de sua amiga, o vereador Arnaldo Costa não foi prejudicado por isso, mesmo porque foi o mais bem votado de sua coligação

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO