[leia] Carta de Apodi: Uma Resposta
Do lado de cá, a vida até pouco não era pensada, só vivida. Ela pingava cotidiana, mansamente, com um dia seguido do outro, até que um deles era sucedido pela morte, o estágio final.
O trabalho aqui estava tão enraizado na necessidade da sobrevivência, que os excessos que ele impunha nunca foram notados, a saúde era sacudida de dores, a vida sempre foi mais breve. Mas sempre foi assim para todos, era uma realidade a ser aceita com a conformidade melancólica da pobreza.
Os sonhos nesta cidade eram escassos, eram como um delírio da natureza que geravam desejos vagos de rebeliões, todas elas no campo da ideologia, nunca práticas. Apodi sempre foi um simples deslocamento geográfico pequeno. Vista por mim do hemisfério norte, ela parecia cada vez mais minúscula. Tenho certeza que muitos compartilham dessa idéia.
Mais o que você vem fazendo pra mudar tais realidades? Nunca pergunte o que sua cidade pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por ela (peço desculpas a John F. Kennedy pelo uso grosseiro e leve mudança de sua frase).
Se alguém tem força para escrever uma carta com tanta indignação, por que não ter poder de ação? Por que não usa a inteligência (competência) para dar o pontapé inicial e começar mudança junto a todos os outros cidadãos apodienses, sem descriminação de opção sexual, cor (raça), opção política, religião ou modos de pensar? Vamos juntos levantar não as bandeiras verde, vermelha ou amarela, mas levantar a bandeira de todas as cores, das cores de um amanhã melhor.
Nesta cidade, nunca demorou muito para que a comunicação entre os habitantes ficasse confusa, nesses momentos o coração sempre ficou mais apertado. Os momentos são dois: o que precede e o que sucede a todos os pleitos, especialmente no âmbito municipal. Pare de resmungar, praguejar frouxo num engrolar que vai morrendo até o apagão. Pare de ter pensamentos miúdos como aqueles, que ficam nas cercanias dos bares, invisíveis como parte de uma paisagem. Com a capacidade que todos nós sabemos que você tem, esperamos manifestações de forma mais construtiva e não apenas simples questionamentos de gostos dubitáveis.
Temos que pensar em uma cidade visando o futuro, o que virá, e não cair nas armadilhas do passado. Não durma um sono anestésico até um despertar confuso. Se você acredita, que continue assim a partir de agora. Pense no coletivo, não de forma demagoga e torta. Mesmo que isso signifique ser uma gota no oceano. Lembre-se que o oceano seria menor se faltasse lhe uma gota. Faça a sua parte e estenda a mão para que mais alguém possa fazer o mesmo.
Se você leu esse texto até aqui, eu agradeço, se assim não o fez, peço desculpas por meus pensamentos mórbidos. Tenho certeza que esse texto insignificante não será lido em nenhum meio de comunicação por não se tratar de nenhuma manifestação partidária.
A primeira mudança é no que se refere à atitude. Como pode alguém que passou anos vivendo na sombra de um lado criticá-lo somente agora? Vamos usar o que cada um tem de melhor para beneficio de todos. Lembre-se que você também é responsável pelo desenvolvimento da sua cidade. Dedicação e trabalho são as palavras de ordem, ordem e progresso. Isso me lembra um pensamento chinês: um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo. Muitos dão o primeiro passo, mas poucos completam os mil quilômetros.
BRUNO CORIOLANO,
Apodi-RN, Brasil.
8 Comentários:
Caro amigo Jânio Duarte e DeAssis= FINEZA PUBLICAR ESTA MATÉRIA,NA ÍNTEGRA.A partir de lº de Janeiro de 2009,aguardarei com muita ansiedade,as promessas de camapnha da Prefeita eleita, Sra. Gorete:Em primeiro lugar= A CONSTRUÇÃO DO MEGA-CONJUNTO HABITACIONAL COM l000(MIL) CASAS P/SEREM DOADAS ÀS PESSOAS CARENTES DE APODÍ.OBS-ALGUÉM SABE INFORMAR ONDE SERÁ LOCALIZADO O MEGA-TERRENO?.Em segundo lugar= A Prefeitura de Apodí,Secretarias Municipais e, autarquias,TERÃO espaços suficientes para serem ocupados pelos novos empregados e cargos comissionados?Em cada casa visitada por Gorete,na época das eleições municipais em Apodí,a Prefeita eleita - Gorete, prometia um ou dois empregos, caso fosse eleita.Sem contar com as promessas de empregos na Prefeitura,para os parentes (dela Gorete).Vocês NÃO se iludam.Cuidado com o NEPOTISMO= Parentesco até o QUINTO GRAU. Outro fator importante:A LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL,ou seja,o EXECUTIVO só poderá gastar com a Folha de pagamento do funcionalismo municipal (incluindo aí, CARGOS COMISSIONADOS= 54%(cinquenta e quatro) porcento e, 06% (seis) porcento respectivamente(mensalmente), transferidos automaticamente para o Poder Legislativo - CÂMARA MUNICIPAL, mensalmente.Perfazendo-se um total de 60%.OBS= O QUE SOBRARÁ NOS COFRES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI - (MENSALMENTE), OU SEJA= 40%DAR-SE-Á PARA CUMPRIR AS PROMESSAS DE CAMPANHA ELEITORAL?MUITO CUIDADO COM O CRIME DE ESTELIONATO ELEITORAL.
Bruno,
Entendi a mensagem da "Carta", e penso que você, como eu, acha que o que está escrito é bom, mas a parcialidade o fez questionar o conteúdo daquele texto.
Parte das suas idéias foram muito bem colocadas, como você, acho que devemos pôr nossa cidadania em prática e fazer alguma coisa pela cidade, esquecendo o passado e aproveitando a oportunidade que foi dada, mas não acho que temos que fazer isso AO INVÉS de ficarmos indignados, acho que, quem ficou descontente com o resultado das eleições deve fazer isso E indignar-se com a situação, se assim lhe parecer melhor.
Espero que todos os apodienses tenham maturidade suficiente para entender o que é uma democracia, e que, se essa foi a vontade da maior parte dos eleitores, que prevaleça, então, e que não haja julgamentos precipitados, ao contrário, espere as ações da futura prefeita ano que vem e, mesmo que não corresponda ao que ela prometeu, não fale mal, mas cobre, porque nossos candidatos nos representam, mas nossa vontade tem que prevalever, e não a deles sobre a nossa.
Acabou cometendo o mesmo "erro" de apenas táh se indgnando e não agindo! mas pelo menos alguns primeiros passos foram e vão sendo dados! acho que isso já serve pra algumas pessoas irem refletindo sobre...
P.S: tava demorando bruno coriolano aparecer, e APARECER! ele adora! ¬¬'
Um texto bem escrito e que sem dúvida alguma deveria ser reproduzido e transmitido aos quatro cantos da cidade.
Fico feliz em saber que mais um jovem apodiense não está hoje comemorando o resultado de um pleito eleitoral em mesas de bares e "soltando bombas", como insistem em fazer alguns. Ao contrário, ocupa-se em construir uma resposta aos "equívocos e demagogias de um alguém partidário". Uma resposta isenta de qualquer interesse ou vinculação política, tenho certeza. Apenas isto bastaria para lhe dar todas as possíveis parabenizações. Mas acho que você merece muito mais.
Primeiro, gostaria de felicitá-lo por viver num Apodi que não lhe causa tanta indignação; um Apodi livre, onde as pessoas votam de forma consciente e não trocam seus votos por valor ou favor algum; um Apodi próspero que consegue manter seus filhos orgulhosos de pisar no seu chão; um Apodi que não precisa apelar para cores e bandeiras nem para sons cristalizados a fim de fazer o seu povo dançar, literalmente; um Apodi completamente diferente daquele que julguei existir. Se me permite, gostaria de viver neste seu Apodi. Eu, e milhares de pessoas que se sentem cansadas de tudo aquilo (e mais um pouco) que está na CARTA. Bom saber que ainda tem ânimo para aguentar aquilo tudo.
Gostaria ainda de te dar os parabéns por ter sido capaz de mudar antes de uma eleição; por ter sido capaz de "usar a sua inteligência para dar o pontapé inicial e mudado junto a tantos outros"; por ter "despertado de um
sono anestésico" (se é que você já dormiu) antes dos demais; de ter "mudado de atitude" para poder mudar o resto. Quisera eu ter feito o mesmo e não apenas ter ficado "nessa vida pouco pensada, só vivida, que pinga cotidiana, mansamente, com um dia seguido do outro, até que um deles seja sucedido pela morte, o estágio final". Mas como diz o dito popular: Nunca é tarde para (re) começar. Um dia, espero alcançar os teus passos e dar a minha contribuição à Apodi. Acho que este dia já está próximo, pois já ACREDITO (como você) que é possível sim, mudar.
Como se já não bastasse, te parabenizo ainda por ser o primeiro a pedir que Apodi "vise o futuro, o que virá, e não caia nas armadilhas do passado"; que "cada um use o que tem de melhor para beneficio de todos"; que "levantássemos não as bandeiras verde, vermelha ou amarela, mas levantássemos a bandeira de todas as cores, das cores de um amanhã melhor". Tudo isso poderia ser canalizado para uma coisa fundamental, por exemplo: a eleição de um DEPUTADO de Apodi, para Apodi. Será que todos serão capazes de seguir o seu exemplo e esquecer as bandeiras, cores, emoções, favores e acordos políticos para eleger um representante que, de fato, nos represente?
Diante do que escreveu sinto vergonha de todos os equívocos por mim cometidos. Lamento ter achado que algo deveria mudar ou, ter achado que alguém não seria capaz de mudar. Por isso prefiro, de hoje em diante, seguir o TEU exemplo e não ficar quatro anos "à sombra de um lado para só depois, criticá-lo". Estamos CHEIOS destes exemplos, né?!
Se me permite mais um pequeníssimo "equívoco", gostaria de pedir-lhe que releia a CARTA e com a capacidade que EU sei que VOCÊ tem, interprete-a de outra forma. Verá assim, que não culpei ninguém. Nem mesmo, a "COR" que você votou. Culpei sim, a todos nós.
Eu MUDEI antes de querer que Apodi mudasse. Antes mesmo de "resmungar, de praguejar frouxamente, de tornar públicos os meus questionamentos de gostos dubitáveis". E você, MUDOU?
Não percamos mais o nosso precioso tempo dando respostas aos "erros e acertos" de outrem e fazendo das nossas verdades, A VERDADE. Tampouco polarizando nossas discussões em torno dos votos que demos na última eleição. Tudo isso torna-se pífio se o que queremos é a mesma coisa: um Apodi diferente, melhor.
PARABÉNS MEU CARO BRUNO CORIOLANO. PELO SEU DENOMINATIVO FAMILIAR (CORIOLANO) DEVES SER DESCENDENTE DO PRIMEIRO HISTORIADOR APODIENSE MANOEL ANTONIO DE OLIVEIRA CORIOLANO. COM CERTEZA, É EM TEXTO COMO O SEU QUE NOSSOS CONTERRÂNEOS DEVEM "BEBER O LÍQUIDO DA NECESSIDADE HISTÓRICA DE ACREDITAR NUM FUTURO PROMISSOR PARA O APODY. TENHO DITO DE FORMA REITERATIVA.
O texto é bem escrito, e com certeza não deveria passar despercebido. No entanto, acho que a resposta para os pedidos de um apodiense, seja lá de qual partido for, mas que seja alguém que note, perceba, veja, olhe as necessidades do nosso município, não deveria ser esta.
Tava demorando para Bruno APERECER mesmo. Ele adora aparecer tentando "ofuscar" o brilho dos outros. Alguém já o viu escrever sem desdenhar de quem quer que seja?
É lastimável. Seja mais humilde, garoto.
E a proposito, o que você tem feito em prol de Apodi?
Espero uma resposta.
Muito bom, sempre que tenho um tempinho leio seus textos. Parabens, não se deixe abater por criticas.
Postar um comentário