terça-feira, 30 de setembro de 2008

[leia] Evite os vexames nos primeiros dias de academia

Com esta cartilha, ninguém desconfia de que você nunca pôs os pés ali


O primeiro e grande passo você já deu: deixou a preguiça de lado e se matriculou em uma academia. O problema agora é encarar o mundo novo que te espera, cheio de pessoas saradas e habituadas com a prática de exercícios. Para ajudar você a enfrentar os aparelhos, as aulas e até mesmo a timidez ao entrar em um ambiente desconhecido, a Academia Performance correu atrás de um especialista no assunto e montou uma cartilha para os iniciantes na malhação. (Uma dieta balanceada também é fundamental para atingir suas metas. Clique aqui, faça sua avaliação nutricional gratuita e veja qual é a sua).


A seguir, você confere todas as dicas e os conselhos do professor e coordenador da Academia Performance, Francisco Gama. Ele aponta medidas práticas para você se familiarizar às aulas, se enturmar com outros alunos, optar pelos acessórios adequados e saber o que deve exigir da academia que está freqüentando.


Avalie seu condicionamento físico


A tecla é sempre batida pelos profissionais da área pela importância que tem: não dá para começar nenhuma atividade física sem antes checar o seu nível de aptidão. Para isso, o exame médico e a avaliação física, geralmente exigidos pelas academias na hora da matrícula, são essenciais. Com o raio-X do seu condicionamento físico, o professor consegue traçar o treino certo para você atingir seus objetivos.


O papel do professor


Na musculação, ele é o responsável pelas séries de exercícios que você vai fazer a cada mês. Depois de verificar quais são seus objetivos, ele formula um treino adequado ao seu perfil e te ensina a realizar os movimentos. (Veja por que o alongamento é tão importante, antes e depois dos exercícios).


Quando você pega bem a prática, o profissional está ali para acompanhar seus exercícios e te atender, caso você tenha alguma dúvida. Mas, sossegue, ele não vai passar o treino todo ao seu lado. A função do professor é regular a aparelhagem quando o aluno precisa e ficar de olho na realização dos movimentos, define Gama. Se você quiser um acompanhamento mais próximo, o coordenador Carlos Rêgo da Academia Performance aconselha o trabalho de um personal trainer.


Já nas aulas em grupo, não resta muita dúvida: o professor ensina as movimentações e os alunos repetem as séries, orientados pelo profissional. E não se preocupe com a sua aptidão. O professor direciona o foco da aula para freqüentadores iniciantes, intermediários e avançados. (Pratique corrida e caminhada na mesma aula).


Fique de olho na sua conduta


Além de ser disciplinado nos exercícios, você precisa se preocupar com alguns deveres na hora de puxar peso.

Carregue sempre uma toalhinha com você para enxugar o suor ao realizar os exercícios. Se mesmo assim você molhar os aparelhos que usar, recorra à flanela ou aos papéis descartáveis oferecidos pela academia para deixar tudo em ordem e higienizado para o próximo.

Mais uma regrinha do bom convívio na academia diz respeito à organização. Quando precisar se exercitar com os halteres, coloque-os de volta em seu lugar, respeitando a carga de cada um.


Invista nos acessórios certos


Segundo Gama, o tênis está no topo da lista de acessórios importantes para praticar exercícios. Não precisa ser um tênis caro, mas é importante buscar um modelo confortável e adequado para o tipo de atividade que você vai praticar. O professor alerta também para o seu tipo de pisada. Vale analisar o tipo de pisada que você tem com uma visita ao ortopedista, para depois escolher o tênis mais adequado, dá a dica. (Aprenda a escolher o tênis ideal para você). Quanto aos modelitos que você pretende exibir pela academia, eles devem ser os mais leves possíveis, feitos de tecidos de fácil respiração. Gama conta que é totalmente infundada a idéia de que roupas pesadas queimam mais calorias.


Abandone a idéia de usar agasalhos pesados para se exercitar e emagrecer mais rápido. O corpo precisa respirar. (13 erros corrigidos de quem encara a academia). Mais um conselho do professor da Academia Performance é que mulheres que têm muito seio precisam tomar cuidado com o impacto dos exercícios. O ideal é usar o top por cima do sutiã comum.


Atalho para amizades


O melhor jeito de se enturmar na academia é freqüentar as aulas de ginástica. Na hora de suar a camisa, os alunos interagem entre si e o clima é estimulante. Mas se você pretende ficar só com a musculação, Gama garante que o professor pode te ajudar. Converse com o instrutor sobre assuntos diversos. Conhecendo alguns dos seus gostos, ele vai te inserir em grupinhos parecidos com você e vai saber quais aulas te recomendar.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO