sexta-feira, 8 de agosto de 2008

[leia] Beneficiamento da castanha de caju melhora qualidade de vida na zona rural

Beneficiamento de castanha já é realidade em vários municípios da região

Nos últimos anos o beneficiamento da castanha de caju em alguns municípios da região do Vale do Apodi tem se tornado uma das principais fontes de renda para população rural. Na cidade de Apodi os associados da Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos, que reúne dezena de famílias estão garantindo o sustento através da atuação na área da cajucultura.

Na comunidade do Córrego, localizada a 10 km do centro de Apodi, se concentra a maior produção de castanha de caju do município e esse potencial tem favorecido os moradores da região que através da criação de uma associação implantarão uma unidade de beneficiamento de castanha de caju, com recursos oriundos da Fundação Banco do Brasil.

Segundo Ismael Sousa, tesoureiro da Associação, o projeto da unidade de beneficiamento de castanha (mini-fábrica) viabilizou novos empregos e ampliou a renda dos sócios gerada pelo beneficiamento de cinco toneladas da castanha por mês. "Além da comercialização da castanha, são produzidas também pelos associados, outros produtos como a farinha e a fubá de castanha, doce, rapadura de caju e a cajuína", acrescenta Ismael Souza.

Até pouco tempo toda castanha produzida na região do Córrego era comercializada ainda in natura através de atravessadores de outros centros comerciais que compravam o produto em Apodi a preços bem inferiores do que são comercializados hoje, depois de beneficiados.

O beneficiamento de castanha hoje no Córrego gera empregos para homens, mulheres e jovens que a cada mês tem aumentado suas rendas e melhorado a qualidade de suas vidas.
A Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos que foi fundada em 10 de novembro de 1991 e na época contou inicialmente com a simpatia de 63 agricultores, tem hoje a entidade conta com 80 associados, onde 70% destes são produtores de castanha.

São parceiros do projeto de beneficiamento de castanha da Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos a Fundação Banco do Brasil, Programa Fome Zero, Incra, Conab, Emater/RN, Embrapa, Emparn, Sebrae, Telemar e a Prefeitura Municipal de Apodi são entidades que acreditam no potencial da associação que tem melhorado a qualidade de vida dos produtores de castanha de caju da região.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO