quinta-feira, 26 de junho de 2008

[leia] Projeto da Uern beneficiará trabalhadores rurais que moram no assentamento Irapuã

Os trabalhadores do Assentamento Irapuã, localizado no município de Apodi, serão alvo de uma pesquisa que visa agregar renda aos produtos da região. O coordenador do projeto é o professor Dr. Francisco Arnaldo Viana, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FANAT/UERN), que teve a aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o título "Utilização de recursos naturais na produção de produtos domissanitários na comunidade Irapuã", o projeto tem o objetivo de melhorar a renda de assentados via desenvolvimento de processos tecnológicos que agreguem valor às matérias-primas existentes na localidade. Serão estudadas técnicas para produção de produtos como sabonetes, xampus, cremes, óleos, etc.

O projeto institucional via CNPq foi aprovado na Seleção Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Geração e Disponibilização de Tecnologias para a Agricultura Familiar de Base Ecológica, Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas. Sobre a importância do projeto o professor Arnaldo Viana afirma: "Quando se aprova um projeto no CNPq você está no circuito da pesquisa".

O projeto terá um recurso de R$ 92 mil para ser aplicado durante dois anos e conta com uma equipe multidisciplinar. O trabalho será desenvolvido na comunidade do assentamento Irapuã, zona rural de Apodi. Inicialmente será realizado um levantamento das atividades do setor produtivo da comunidade, e uma descrição completa (produtos, recursos naturais, instalações disponíveis, etc.).

Os produtores selecionados serão submetidos a um questionário aplicado sob forma de entrevista, observando a disponibilidade e interesse nas áreas abordadas. Em seguida, serão realizadas palestras enfocando a situação da comunidade, seu potencial produtivo, a importância dos aspectos de qualidade e viabilização dos produtos, de modo a agregar renda aos mesmos.

Serão realizadas coletas dos materiais, análise e desenvolvimento de métodos produtivos para derivados domissanitários a partir de recursos naturais disponíveis na comunidade como: mel, própolis, ceras, leite de cabra e plantas detentoras de óleos essenciais. O projeto prevê o repasse dos métodos desenvolvidos para a comunidade Irapuã, ressaltando a importância do apoio técnico-científico para a consolidação dos produtos desenvolvidos. Matéria veiculada no Jornal Gazeta do Oeste.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO