quinta-feira, 26 de junho de 2008

[leia] Estava escrito - MAKTUB

Vejam o que escrevi hoje cedo sobre as decisões políticas, mas o cenário já mudou.
O texto é grande, mas vale a pena chagar ao fim.

Vejam!!


Vou contar parte da história real que levou o ex-prefeito Simão Nogueira Neto a ser o candidato ‘de consenso’ do grupo aliado à governadora Vilma de Faria, mas para isso vou falar baixinho e peço ao nobre e-leitor que, pelo amor de Deus, não conte a ninguém. Façam a leitura e fiquem para vocês essas informações, mesmo porque isso é apenas parte de toda a verdade, já que a sujeira da política me impede de expor todos os pormenores do que aconteceu e ainda acontece por aqui.

Não é segredo para ninguém que Simão nunca aceitou a chegada de Pinheiro no ‘grupo vermelho’, principalmente porque ele temia que o prefeito tomasse a bandeira vermelha de suas mãos e de fato o que aconteceu foi justamente o contrário, não apenas Pinheiro, mas Solange e todo o grupo se uniram para não permitir que a governadora fizesse em Apodi a sacanagem que ela fez em Natal, com a união junto a Garibaldi para viabilizar sua candidatura ao senado em 2010, deixando de lado seus aliados de longa data, foi assim com Rogério Marinho, com João Maia e Robinson Faria.

Foi me adiantar e falar especificamente da última reunião da governadora com seus aliados de Apodi, reunião que aconteceu no último dia 23 de junho. Como todos já sabem, o encontro da governadora se deu em partes, primeiro atendendo à Simão e Vandinho e logo em seguida atendendo Solange e Fábio, que até aquele momento dividiam as atenções do vermelho em Apodi.

Simão se decepciona com a governadora

Quem conversou com Simão assim que ele saiu da reunião com a governadora pôde perceber a sua decepção, muito embora ele não tenha externado nem dito a ninguém (a exceção da sua família e amigos mais próximos), mas a verdade era vista nos olhos do ex-prefeito que ficou completamente abatido com a armadilha que estava montada para ele e todos os aliados da governadora em Apodi.

Assim que chegou à governadoria e quando esperava pelo chamado de Vilma Simão foi chamado à parte para conversar com um dos articuladores de Vilma que lhes trouxe alguns números de certa pesquisa feita em Apodi, mostrando que o cenário mais adequado para receber o apoio da governadora em Apodi era o da vice prefeita Gorete Silveira, e pela conjuntura o melhor nome para figurar como vice nessa chapa era o do ex-prefeito Evandro Marinho.

“Então quer dizer que foi para ouvir isso que ela me chamou aqui?” – indagou Simão.

“Ela tem algumas coisas para falar com vocês, mas o cenário é esse.” – respondeu o interlocutor.
Quando Simão entrou no gabinete para ter com a governadora ele expôs o seu projeto, mostrou o que tinha reunido de forças até aquele momento, mas que ainda disputava a intenção dos bicudos com a médica Solange. Vilma falou da pesquisa e do cenário político de Apodi e deixou claro que não queria perder a prefeitura em Apodi, mesmo que para isso tivesse que apoiar Gorete Silveira.

A verdade é que o cenário foi montado para isso. Vilma chamou seus aliados em Natal para comunicar que apoiaria Gorete Pinto e que o vice naturalmente viria pela indicação de Evandro Marinho, e que queria todos (Simão e Solange) naquele barco.

Simão ainda fez alguns questionamentos, levantou algumas possibilidades e a governadora concluiu dizendo que se ele seguisse seu projeto de ser candidato ela não se oporia e que daria uma pequena ajuda para custear as despesas de campanha. Nada mais. Mas pediu para que ele conseguisse juntar todo o grupo no mesmo barco, caso contrário, ficaria difícil não apoiar um projeto que fosse vencedor (no caso, seria o de Gorete Silveira).

Sem ter muito o que fazer, o ex-prefeito saiu da sala arrasado com o que acabara de ouvir, e com a difícil missão de unir a base vermelha de Apodi, sob o risco de perder a bandeira para o bacurau, ou de ver o apoio de Vilma (pessoa que tanto se beneficiou com os votos dos apodienses vermelhos) ser entregue ao verde.

Bola de Cristal
Escrevi há poucos dias uma postagem cujo título era Bola de Cristal, que trazia um comentário anônimo dizendo que na segunda-feira Apodi iria saber que o apoio de Vilma viria mesmo para Gorete Pinto e não mais para Simão ou para Solange.

E pelo que soubemos nesses últimos dias essa era a mais pura verdade.

Falamos também que a reunião da segunda-feira tinha ‘cara e jeito’ de armadilha, e isso também era verdade, mas tratava-se de uma armadilha preparada tanto para Simão quanto para Solange, que no final das contas tinha a intenção de (principalmente) derrubar o prefeito José Pinheiro, mas que afundaria também o grupo vermelho.

O que a governadora não contava era com os desdobramentos que aconteceram logo a seguir, ela impôs como condição para continuar apoiando Simão que ele conseguisse unir o grupo. Ela nunca pensou que o ‘vermelho’ pudesse se unir para evitar que o apoio fosse dado a alguém de fora do grupo. Mas aconteceu.

Solange fica surpresa com decisão da governadora
A médica Solange Noronha foi a segunda a entrar na sala da governadora, acompanhada por Fábio Soares.

Inicialmente ela mostrou o seu projeto e tudo o que havia reunido até ali.

Mas, mais uma vez a tal pesquisa foi posta à mesa, e a governadora deixou claro que não pretendia perder as eleições desse ano em Apodi. Muito embora ela não tenha dito que apoiaria outro projeto, ela deixou escapar nas ‘entrelinhas’ que seu apoio seria dado aquele que reunisse mais chances de vitória, não importava se o passado fosse verde ou vermelho.

Como naquele momento não houve um consenso, e havia pressa na indicação do candidato da governadora, Vilma remarcou a reunião para o dia seguinte, mas consciente do curto espaço de tempo Solange e Fábio usaram o argumento da festa do padroeiro São João Batista para ganhar mais tempo e tentar unir mais forças.

Com isso a reunião ficou remarcada para quarta-feira e a terça ficou à disposição para os entendimentos em Apodi.

O problema para Solange era que a governadora não teria dado brechas para ela viabilizar o seu projeto, ela pediu que Solange entrasse num entendimento com Simão, sem contudo dizer que a apoiaria, muito pelo contrário, ela se mostrou disposta a apoiar Gorete Silveira.

Simão aceita ser vice de Solange
A terça foi de fato muito movimentada, com várias reuniões entre os postulantes aos cargos.
Primeiro foi a reunião de Solange com o prefeito Pinheiro, logo em seguida foi a vez da reunião de Solange com o ex-prefeito Simão, e depois mais uma reunião de Solange com o prefeito.

Da reunião de Solange com Simão ficou certo de que por amor a bandeira vermelha e para evitar que Vilma apoiasse alguém de fora do grupo, Simão disse que aceitava ser vice de Solange, desde que algumas outras questões fossem resolvidas.

Solange pediu um tempo para pensar e que iria conversar com sua família para saber o que poderia ser feito.

“Se for para continuar assim, é melhor você abrir mão da disputa.” – essa foi a resposta de sua família.

Solange volta atrás e desiste de sua candidatura
Assim que recebeu o aval do prefeito para seguir em seu projeto de ser prefeita de Apodi, a médica Solange Noronha começou sua empreitada, a começar pela busca de apoios, e foi aí que começaram suas primeiras decepções. Na política não é tão fácil assim quanto parece ‘angariar’ apoios, principalmente numa chapa majoritária, especialmente quando se trata de ‘apoios políticos’, eles sempre condicionam o apoio à questões financeiras ou mesmo administrativas e por isso muitos já chegam à prefeitura com o mandato vendido e empenhado, e foi assim que Solange começou o processo de desistência, quase antes de começar.

Se já era difícil conseguir tais apoios com a possibilidade de ter Vilma em seu palanque, imagine agora que Vilma dava impressões de subir em outros palcos.

Foi então que na terça-feira a médica Solange Noronha desiste de sair candidata. Justamente. Na terça-feira, um dia antes da reunião decisiva com a governadora. Mas Solange não poderia simplesmente sair de cena e deixar todo o legado ‘vermelho’ plantado até aquele momento, ela sabia que Simão sozinho não teria chances de chegar sequer a ser o candidato, por isso voltaram a conversar e conversaram também com o prefeito Pinheiro.

“Se for para ajudar ao vermelho, eu retiro a minha candidatura.” – confessou Solange na terça-feira a amigos mais próximos.

Simão é única chance de Vilma não subir no palanque de Gorete

Com a desistência de Solange a única chance do vermelho ainda manter uma candidatura em Apodi ficou nas mãos do ex-prefeito Simão Nogueira Neto, mas é consenso de que sozinho ele não chegaria a lugar algum, era precisa haver pelo menos a união de parte do grupo vermelho e principalmente ter o aval do prefeito Pinheiro, e foi com esse intuito que viajaram juntos até Natal.

A decisiva reunião aconteceu no escritório do advogado Kelps Lima em Natal, e teve como participantes o prefeito Pinheiro, a médica Solange Noronha e o ex-prefeito Simão Nogueira.
As cartas foram colocadas à mesa, e a situação ficou bem clara. Ou todos declaravam apoio a Simão ou a governadora subiria no palanque de Gorete Pinto.

2 Comentários:

Anônimo disse...

SOSSSTÔ!!!!

Anônimo disse...

Parabéns aos organizados do blog pela matéria esclarecedora da política apodiense atual. Pelo menos para um dos lados sabemos do que esta realmente acontecendo, e assim, podemos também definir as nossas conclusões para o lado oposto.
Na minha opnião, como crítico e eleitor apodiense, acho que foi totalmente certo o que fizeram todos os aliados vermelhos, principalmente a médica Solange de ter abdicado de sua candidatura. Não que esteja torcendo para o vermelho, nem para o verde também. Até o momento não tengo meu voto definido. Estou apenas expressando minha opnião e visão de eleitor. A chapa vermelha com essa composição está muito forte.

obrigado pelo espaço!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO