[leia] Programa vai instalar 45 Pontos de Cultura no RN
A cultura do RN acaba de ganhar um novo aliado. Foi assinado, nesta quarta-feira, 07 de maio, o documento que implementa o programa “Mais Cultura” no estado. O lançamento ocorreu no hotel Barreira Roxa e contou com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil, que foi recebido por várias agremiações culturais do Rio Grande do Norte, entre elas a Trupe Arte Viva, de Santa Cruz e o Grupo Meirinhos, de Parnamirim.
Também participaram do evento a Governadora do Estado, Vilma de Faria, o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o Presidente da Fecomercio, Tertuliano Cabral, além de outras autoridades, entre elas o deputado estadual Fernando Mineiro, a Secretária Estadual de Educação Ana Cristina Cabral, o Secretário Estadual de Turismo, Fernando Fernandes, representantes da Femurn e Prefeitura de Natal, produtores culturais e artistas locais.
Mais cultura e pontos de cultura no RN
A primeira ação do Mais Cultura no RN vai ser a implantação de 45 Pontos de Cultura, sendo que 23 deles vão funcionar nas Casas de Culturas já existentes, espalhadas pelo estado. Os recursos são provenientes do Governo Federal e Governo Estadual.
A função dos pontos de cultura é apoiar, por meio de repasses financeiros, instituições culturais, sem fins lucrativos, do RN.
Cada ponto receberá anualmente 60 mil para manter seus projetos culturais.
“Um dos objetivos do Mais Cultura é promover o acesso aos bens culturais e a diversidade cultural brasileira”, explicou Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares e encarregado de apresentar o programa aos jornalistas e demais presentes.
Segundo os dados apresentados por Zulu, 90% da população brasileira não tem acesso aos espaços culturais como cinemas, museus, salas multimídia e etc.
Outros recursos
O programa Mais Cultura ainda prevê investimentos, no período de 3 anos, em todo Brasil, de 4,7 bilhões de reais. Esse dinheiro é resultado de uma parceria entre o MINC e outros órgãos do Governo Federal como MEC, MMA, Banco do Brasil, BNDS, e será concedido à projetos de caráter cultural aprovados pelo Ministério da Cultura.
Escute Áudio do Ministro Gilberto Gil sobre financiamento do Mais Cultura
Tem prioridade no Mais Cultura projetos com foco nas minorias e/ou localizados em áreas fragilizadas pela violência ou miséria. “O Mais Cultura prioriza quem teve historicamente menos acesso a cultura. Esse é um resgate indispensável do nosso país com o nosso povo”, esclareceu o Ministro.
Mais informações sobre o programa
Outros anúncios
O Ministro Gilberto Gil aproveitou o lançamento do Mais Cultura para fazer outros anúncios. Segundo o Ministro ainda esse ano o Minc vai realizar o tombamento do Centro Histórico de Natal, o reconhecimento do patrimônio imaterial da Festa de Santana, em Caicó, e a promoção do II Festival RAPRAPE, que junta repentistas com cantores de rap.
Gil também fez um apelo. Segundo dados do Minc o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que menos apresentou projetos para apreciação, e tem, também, um dos menores índices de municípios registrados no Sistema Nacional de Cultura. De acordo com Gil das 167 cidades do RN apenas 24 integram o SNC. “É preciso mudar essa situação”, alertou o Ministro.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário