sexta-feira, 30 de maio de 2008

[leia] Programa prevê reforma de escolas e aquisição de laboratórios

O Rio Grande do Norte é o sétimo estado a solicitar recursos do Brasil Profissionalizado, programa do Ministério da Educação que visa o aumento da oferta de ensino médio integrado ao profissional no país. Nesta quarta-feira, 28, representantes do MEC estiveram em Natal para lançar o programa no estado.

Dentre as ações do Brasil Profissionalizado no Rio Grande do Norte está prevista a reforma e adequação de 30 escolas para a oferta do Programa Nacional de Integração de Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). E também a reforma e adequação de mais 10 escolas do ensino médio integrado, aquisição de mobiliários, equipamentos e laboratórios destinados ao ensino profissional.

Os recursos do programa também podem ser utilizados para a formação de professores na área de ciências. O Brasil Profissionalizado prevê ainda a construção de 10 centros de excelência em ensino profissional e tecnológico de nível médio que serão instalados em municípios pólo do estado, que serão escolhidos mediante pesquisa e cadeias produtivas.

Marisa de Souza Pinheiro, subcoordenadora de ensino profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, afirmou que o programa tem o objetivo de prestar assistência financeira a ações de desenvolvimento e estruturação do ensino médio integrado à educação profissional. Segundo ela, será enfatizada a educação cientifica, “por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos locais e regionais”.

Em 2008, o MEC vai investir R$ 210 milhões no Brasil Profissionalizado. Até 2011 serão mais R$ 690 milhões. A meta do programa é atender 800 mil alunos, capacitar 14 mil professores e construir 2.500 laboratórios em todo o País.

Por Sophia Gebrim

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO