[leia] Parceria com universidades forma professor da educação básica em cursos a distância
Criado em 2005, o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) vai formar, este ano, 3,6 mil professores com o apoio das universidades federais de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio Grande do Norte. O programa, idealizado para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da capacitação de professores, já formou duas turmas em cursos a distância de nível médio, na modalidade normal. Iniciada em janeiro deste ano, a terceira turma de cursistas termina o primeiro módulo em junho.
Realizado em parceria pelas secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC), o curso é oferecido em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Rondônia. Para discutir o andamento do programa e iniciar os preparativos para o segundo semestre do curso, os coordenadores estaduais do Proinfantil estiveram reunidos em Brasília na última semana.
A coordenadora do programa no Ceará, Eleneida Peixoto, aprovou a parceria com as universidades. “Estamos nos adaptando muito bem. A contribuição das universidades veio para melhorar o curso”, disse.
A professora Fernanda Jalles, da UFRN, destacou a importância de se fazer um acompanhamento continuado do curso. “As primeiras turmas do Proinfantil foram avaliadas por consultores externos, mas agora vamos fazer uma análise mais aprofundada. Queremos nos aproximar mais dos tutores e dos alunos”, explicou.
Para Cristine Lúcia de Mello, coordenadora em Alagoas, os professores adotam nova postura em sala de aula após fazer o curso. “Os professores cursistas tornam-se referência na escola e dentro da comunidade, têm a auto-estima elevada e planejam melhor a aula”, afirmou. No estado, 158 professores são atendidos pelo programa.
Renata Chamarelli
apodibaixodopano o blog que mais informa!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário