quinta-feira, 15 de maio de 2008

[leia] O Pessoal do Tarará revive projeto de cinco anos atrás

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, retomará, nas próximas duas semanas, um projeto que desenvolveu no início de sua trajetória, há cinco anos atrás. Trata-se do Teatro na Praça, com apresentações artísticas nos finais de tarde das sextas-feiras, na principal praça de Mossoró (Vigário Antônio Joaquim, ou Praça da Catedral). Nesta sexta-feira (16) o grupo apresentará, gratuitamente, o espetáculo “O Inspetor Geraldo”, às 17h, e além disso, mostrará uma exposição fotográfica do mossoroense Fred Veras, que registrou momentos de uma outra peça do grupo “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”.

“Esperamos ver grandes públicos nas nossas apresentações, e principalmente na Praça da Catedral, local onde Mossoró nos conheceu”, explica a atriz e produtora d’O Pessoal do Tarará, Ludmila Albuquerque.

Na segunda-feira (19), o mesmo espetáculo será apresentado na Praça Raimundo Rubira, no bairro Boa Vista, a partir das 19h. Outras apresentações acontecerão durante toda a semana, mas o ponto alto da programação será no dia 24 próximo, às 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com o espetáculo “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”, que encerrará a programação. As atividades têm apoio da Gráfica Rápida Creatoris Mater. As senhas estão à disposição, antecipadamente, na Livraria Poty Livros, antiga Livraria Café e Cultura, com preços de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Maiores informações sobre o grupo estão no site www.opessoaldotarara.com.br, ou no telefone (84)9918-4009.

O INSPETOR GERALDO – Uma livre adaptação de um grande clássico do teatro: “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gógol (1809-1852). Neste espetáculo o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará transforma o clássico em “O Inspetor Geraldo”, espetáculo de rua feito por nove atores, com uma proposta de cenário itinerante, já que o elenco chega aos locais das apresentações pedalando.

Cada ator tem uma bicicleta, com um bagageiro adaptado, e nele, uma mala, onde guarda objetos de cena e figurinos. As bicicletas servem para o elenco chegar nos locais das apresentações, e lá chegando, as malas transformam-se em palco, que se modifica durante o espetáculo. As bicicletas também fazem parte do cenário, e são usadas em várias cenas.

Esta comédia de 45 minutos foi adaptada e dirigida por Dionízio do Apodi, e tem figurinos de João Marcelino. Estreou em agosto de 2005, e de lá para cá, já percorreu todos os bairros periféricos de Mossoró e inúmeras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Norte.

SINOPSE – O espetáculo conta a história de uma cidade provinciana, em que a maioria dos governantes não faz muito caso do povo, mas vivem às custas do poder público. O prefeito da cidade é informado acerca da chegada de um suposto inspetor da presidência, que inspecionaria todos os serviços públicos da cidade, e o pior é que viria de forma secreta. Conscientes de seus atos corruptos e inescrupulosos, a cúpula da cidade, com o intuito de livrar-se da ameaça, vai em busca de descobrir quem é o inspetor.

Na cidade, dois irmãos fofoqueiros e atrapalhados, Bobimar e Dobemar, sabedores da chegada do inspetor, vão à procura nos hotéis, e acabam encontrando um engraxate, que depois de uma bebedeira resolveu se passar por rico e se hospedar em um hotel. Depois de recuperar-se da bebedeira, e sem dinheiro para pagar as despesas, o engraxate se vê perdido sem ter como sair do hotel. Bobimar e Dobemar, desconfiados da maneira misteriosa em que o engraxate passa duas semanas no hotel, acabam espalhando que aquele é o inspetor, e todos passam a acreditar, e a agradar o engraxate, achando se tratar de outra pessoa.

É deste engano que o engraxate, esperto, passa a tirar proveito das situações, e nisso está a comicidade da peça.

FICHA TÉCNICA

O INSPETOR GERALDO: Livre adaptação de O Inspetor Geraldo, de Nicolai Gogol
ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO: Dionízio do Apodi
FIGURINOS: João Marcelino
ELENCO: Alana Azevedo, Alex Peteka, Antônio Marcos, Elzimário Macário, Ludmila Albuquerque, Madson Ney, Maxson Ariton, Rosi Reis e Wellington Melo.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO