terça-feira, 29 de abril de 2008

[leia] História do Escotismo

Patrulha Tapúias, 39 Grupo de Escoteiro Desembargador Newton Pinto.
(da esquerda para a direita) Dougl
as, Efábio, Johnny, Batista, Edson, Bruno, Sabino, Sharlon, Isaac e Shirlon.

Em 22 de Fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra o menino Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como fundador do Escotismo. Sendo o mais novo dos irmãos, o menino Robert teve, na companhia dos irmãos mais velhos, uma infância muito divertida, pois Londres daquele tempo era muito diferente da grande cidade que é hoje, ainda oferecia muita facilidade para folguedos ao ar livre. Assim, desde menino, Baden-Powell aprendeu, em caminhadas e excursões, a cuidar de si mesmo e ter confiança em si. Embora órfão de pai, sempre encontrou na mãe e em seus irmãos o apoio necessário e mais tarde lembrava-se da infância, como um tempo muito feliz.

B-P. fez seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Nas férias, ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos. Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.

Graças a sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens, B-P. fez carreira militar brilhante. Podemos citar principalmente a Guerra do Transvaal em 1889, onde B-P, comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferrovário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada pelas forças inimigas, durante meses. Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, B-P. treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante foi possível a cidade resistir às forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos, de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden Powell e anos mais tarde,aquele acontecimento teria grande influência na criação do Escotismo.

Graças aos seus feitos na vida militar, B-P. tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua pátria, Baden Powell viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.Conversando com os amigos ele resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação,técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta...

Devido aos bons resultados deste acampamento,B-P. começou a escrever o livro "Escotismo para rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais. Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que B-P. organizou e fundou o Movimento Escoteiro. Rapidamente o Escotismo se espalhou por vários países no mundo. No Brasil o Escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, sendo chamado de "Centro de Boys Scouts do Brasil", organizados por sub-oficiais dos encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia" que, na Inglaterra, haviam estado na em contato com o Movimento Escoteiro recém criado por Baden-Powell.

O Escotismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se, num grande acampamento, Escoteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B-P., Escoteiro-Chefe Mundial. Depois de vários anos de dedicação ao escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escoteiras em vários países, B-P. sentiu suas forças declinarem. Retirou-se então para uma propriedade que possuía próximo à cidade de Nairobi, Quênia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência a as visitas de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia. Atualmente o Brasil possui mais de 55.000 escoteiros.

Leis e Promessa

As leis escoteiras de Baden-Powell, atualizadas pela UEB são:

  • O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
  • O escoteiro é leal.
  • O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  • O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
  • O escoteiro é cortês.
  • O escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  • O escoteiro é obediente e disciplinado.
  • O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  • O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  • O escoteiro é limpo de corpo e alma.

A promessa escoteira é:

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria; ajudar a próximo em toda e qualquer ocasião; obedecer à lei escoteira."

Estas são regras, que todos que quiserem ser escoteiros devem segui-las.

2 Comentários:

Anônimo disse...

amei a sua reportagem ... os grupos de escoteiros estao mesmo precisando de uma forcinha de uma valorizacao...mantenha nos informados sempre...
vlw

Anônimo disse...

a reportagem ta otima mas a foto deveria ser mais atual ou do grupo todo.
parabens pela repotagem...B.P. é massa mesmo viu e estava merecendo esse espaco no blog de vcs.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO