sexta-feira, 18 de abril de 2008

[leia] Dengue hemorrágica aumenta 1.000% no RN

O Rio Grande do Norte está em estado de alerta máximo na saúde. O número de casos de dengue hemorrágica aumentou 1.000% em relação ao mesmo período ano passado. Já são 453 casos de dengue hemorrágica, com 21 óbitos. "A situação é muito grave. Estamos com 15 municípios onde já se configurou epidemia de dengue", destacou o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti.

O problema da dengue não se resume apenas ao tipo hemorrágico. O número de notificações do caso clássico cresceu 200% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 12.317 casos. A situação mais grave está na região da Grande Natal, onde foram registrados metade dos casos notificados em todo Estado. A prefeitura de Natal decretou estado de emergência devido à epidemia de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde abrirá processo seletivo para a contratação de médicos e agentes de saúde.

A preocupação é que o número de vítimas no Rio Grande do Norte seja ainda maior do que o registrado. A Secretaria Estadual de Saúde admite que ocorre uma subnotificação, onde os médicos e pronto socorros de hospitais da rede estadual ainda não estão preenchendo o formulário da notificação dos casos suspeitos da doença. "Desde o início do ano, esta tem sido a grande luta da secretaria junto às unidades hospitalares de todo o Estado, inclusive é a principal cobrança nas reuniões com os secretários municipais", diz Cavalcanti.

Ainda bem que Apodi está fora dessas estatísticas.

Fonte: Redação Terra

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO