terça-feira, 15 de abril de 2008

[leia] Curiosidades sobre os acessos...

... nos últimos dias temos falado bastante sobre a questão dos acessos, por isso resolvi dedicar uma postagem só para falar de algumas curiosidades que registramos num único dia de blog. Assim você fica conhecendo um pouco mais desse espaço.

O dia escolhido é o último domingo (13 de abril). Veja alguns detalhes...

O Básico
1 - Visitantes: registramos 712 acessos, que para um dia de domingo, onde os órgãos estaduais e municipais não funcionam, ou mesmo sendo um dia onde muitos preferem o lazer, é significativo o número de acessos.

Ítem 2 - Média de tempo por visita: os e-leitores duraram, em média, cerca de 3 minutos e 52 segundos acessando o blog.


Links
O quadro acima mostra de onde vem os e-leitores, exceto aqueles que já entram diretamente no blog digitando o endereço. São os links que trazem os e-leitores até nós.

3 - Roberto Fernandes: O blog apodiense do Roberto Fernandes foi o responsável por 17 acessos ao nosso blog, através do link que ele oferece em sua página, ou seja, 17 de seus leitores chegaram até nós através de seu blog.

4 - Google: O mais famoso buscador da internet também nos tem ajudado bastante, e foi o responsável por pelo menos 12 acessos ao nosso blog. Reparem que as imagens também trazem e-leitores até esse espaço.

Pesquisas
Essa parte mostra que palavras são buscadas para se chegar até aqui.

5a, 5b, 5c e 5d - Variações do nome ApodiBaixo doPano: Reparem que várias combinações são feitas com o nome do blog. No início as variações eram maiores, os e-leitores sentiam mais dificuldades em digitar o correto nome do blog, mas a popularização do espaço é tanta que os nomes variam entre Apodi baixo do pano e Apodi 'debaixo' do pano.

Detalhes sobre os acessos
Ainda podemos ir mais além sobre os acessos que temos diariamente, saber que horas foi o acesso, de que país veio o acesso, qual o número IP da máquina ou do provedor, quanto tempo ficou acessando o blog ou que palavras usou para chegar até aqui.

6 - Hora do acesso: Aqui mostra que horas aconteceu o acesso.

7 - País e IP da máquina: Mostra o país de orígem do acesso e qual o número IP da máquina ou do provedor de acesso. No caso de Apodi não existe um número específico para cada máquina, por isso fica difícil definir que computador fez algum comentário, mas é possível saber de que provedor veio o acesso e que horas, e o provedor poderá informar que máquina fez isso ou aquilo.

8 - Tempo de permanência e link de orígem: Mostra o tempo que cada um ficou lendo o blog e de que link ele veio.

9 - Link de origem e palavras pesquisadas: Mostra de que buscador veio e qual palavra foi buscada.

Países de acesso
É possível até ver o gráfico dos países que deram origem aos acessos ao blog

10 - País: Repare no detalhe que tivemos acessos de países como México, Angola, Espanha, Estados Unidos e Portugal, além do Brasil (é claro). É importante ressaltar que nem todos os IP´s tiveram seus países reconhecidos, alguns computadores usam 'proxy' e isso dificulta a detecção da orígem dos acessos.

Cidades
O gráfico acima mostra as cidades de origem dos acessos, o grande problema é que cidades pequenas, entre elas Apodi, não entram nessa estatística porque a ferramenta não tem em seu banco de dados as informações de todas as cidades, dessa forma alguns acessos são contabilizados como vindos de Natal, outros nem entram em nossas estatísticas. Mas fica o registro de acessos vindos de São Paulo, Salvador, Mossoró, João Pessoa, Belo Horizonte, Brasília, entre outras.

Browser
Até qual o programa que os e-leitores usam para acessar o blog é possível saber, e sem sombra de dúvidas que o Internet Explorer ainda é o mais usado.

Outros quadros ainda poderiam ser mostrados, como por exemplo qual o sistema operacional que os usuários usam, até a resolução de tela, ou seja, alguns podem até enganar seus leitores com falsos números de acessos, mas não enganariam a si mesmos achando que são mais do que aparentam ser. Por isso que desde o início procuramos dizer apenas o que somos, para não incorrermos no clássico erro de que 'façam o que digo, mas não façam o que eu faço'.

Foi com essa transparência acima mostrada que construímos essa ferramenta que é hoje o ApodiBaixo doPano, e é dessa forma que vamos nos manter até o fim. Não importa o que digam, o importante é o que somos. E a verdade é que SOMOS OS MELHORES.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO