quinta-feira, 3 de abril de 2008

[leia] Apodi está em Situação de Emergência


Como em qualquer lugar do mundo, Apodi não está livre dos desastres. A região do Vale do Apodi se encontra em situação de emergência. As equipes continuam hoje à noite o trabalho de resgate das famílias que se encontra ilhadas, o trabalho é através de lanchas, e como está faltando energia em várias localidades como: Sítio Santa Cruz, Santa Rosa, Bamburral, Sororoca, Estreito, Cipó e Juazeiro. Torna-se mais complicado o trabalho de resgate, à saída mais rápida tem que ser através do helicóptero.

Os desastres aumentam significativamente a dívida social, visto que as pessoas de menor poder aquisitivo são a imensa maioria das vítimas dos desastres, por estarem em áreas de riscos e muitas vezes não têm a percepção global de riscos. Além desse agravante, as ações de respostas aos desastres desviam escassos recursos financeiros de projetos produtivos que geram renda e empregos.

Na situação de desastres, vários fatores interferem para agravá-la, quando o município necessita tomar medidas excepcionais, de urgência, ou ainda, já comprometeu toda sua capacidade administrativa.

• A decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública não é e não deve ser feita com o objetivo único de recorrer aos cofres do Estado ou da União, para solicitar recursos financeiros.

• A decretação significa a garantia plena da ocorrência de uma situação anormal, em uma área do município, que determinou a necessidade de o Prefeito declarar situação de emergência ou estado de calamidade pública, para ter efeito "na alteração dos processos de governo e da ordem jurídica, no território considerado, durante o menor prazo possível, para restabelecer a situação de normalidade".

Os critérios preponderantes estão relacionados com a intensidade dos danos (humanos, materiais e ambientais) e a ponderação dos prejuízos (sociais e econômicos). Para esta análise, não servem os critérios absolutos, baseados na visão subjetiva da pessoa. Não servem os modelos matemáticos, pois a realidade é extremamente complexa, com inúmeras variáveis relacionadas com o fenômeno e com o cenário e a vulnerabilidade das pessoas e instalações expostas, que interferem no impacto do desastre.

1 Comentário:

Anicri disse...

Apesar de me me encontrar distante da minha querida Apodi,estou atenta e solidária com a minha gente. Sofro junto com cada um que está passando por estas dificuldades. não estou aí, mas conto com a presença da minha filhinha Tatiane e do seu empenho em ajudar junto à minha amada Igreja batista. Aninha (São Paulo-Brasil)

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO