[leia] Crianças e Idosos de Pau dos Ferros são contemplados com distribuição de leite de soja
Pau dos Ferros – Cerca de 1.000 litros de leite á base de soja são distribuídos diariamente de forma gratuita e direta a população carente do município de Pau dos Ferros encravado no Alto Oeste Potiguar.
Além de atender a população o leite de soja também vem servindo como suplemento alimentar nas creches como também ao Grupo de Jovens da Terceira Idade, Gestantes menores de 02 anos de idade, portadores de deficiência e nutrizes.
A distribuição do importante beneficio é feito através da Prefeitura Municipal via Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social dirigida pela pedagoga Emilia Suzana.
São varias as vantagens do leite feito a partir do feijão de soja. É uma ótima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca. Para preparar esta bebida, os feijões de soja são molhados em água e depois moídos. Posteriormente, a massa formada deve ser cozida (para destruir toxinas que impossibilitam a absorção de proteínas). O filtrado obtido é o leite de soja. Tem ainda um baixo teor de glicídios (açúcares), e não possui lactose (o açúcar natural do leite). É ainda rico em fotoquímicos, em especial as isoflavonas, que parecem estar implicados na luta contra o cancro devido aos seus efeitos antiestrogênicos.
De acordo com estudos o leite de soja também contém fito estrogênio - que é um tipo de hormônio natural vegetal que age no organismo como hormônio natural estrogênio - ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa e, por sua vez, à osteoporose (pois o fito estrogênio retém cálcio nos ossos), na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer fornecendo, ao organismo, a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B, Ômega 3, ácidos graxos e muitas outras vitaminas e minerais.
O resíduo de soja possui valor nutricional e pode ser aproveitado para a produção de pão, bife, quibes, biscoitos, croquetes e outros. A Secretaria de Assistência Social estuda através do Programa Casas da Família que vem realizando um trabalho de capacitação junto às famílias da cidade a criação de uma cozinha experimental que capacitará voluntários das comunidades carentes para que produzam alimentos a partir do resíduo de soja.
O grão de soja é um alimento rico em proteína vegetal e muito importante para combater a desnutrição. De acordo com informações de profissionais que atuam no campo da nutrição um pacote de 250 mililitros para crianças menores de dois anos é responsável pela reposição de 30% de suas necessidades diárias de proteína. O consumo auxilia na prevenção de doenças como a deficiência de crescimento e de aprendizado, além da desnutrição.
O Leite de Soja distribuído em Pau dos Ferros é produzido pelo Programa Vaca Mecânica, desenvolvido pela administração do prefeito Leonardo Rego – DEM que tem buscado atender as necessidades do município. Rico em nutrientes e necessários para o desenvolvimento infantil o leite de soja vem servido em Pau dos Ferros para combate a desnutrição.
“Devido às dificuldades as famílias não consegue dar todas as vitaminas necessárias que as crianças precisam. Este leite vai fazer muito bem e complementar a alimentação de crianças e idosos”, concluiu Emilia Suzana.
O Projeto é modelo no Médio e Alto Oeste não se tem conhecimento de que algum município dos mais de 40 existentes no Médio e Alto Oeste tenha desenvolvido trabalho nesse sentido. Pau dos Ferros se destaca não como pioneiro, pois esse mesmo projeto já foi iniciado em cidades como Apodi e que logo foi desativado. Mas devido a sua grande importância para a população de baixa renda o projeto em Pau dos Ferros vem sendo mantido pela Prefeitura Municipal.
1 Comentário:
Seria possível ser mais higiênico o processo de "empacotamento" desse produto, ou não?
Postar um comentário