segunda-feira, 31 de março de 2008

[leia] Comunidades do Vale do Apodi

As comunidades do Vale do Apodi, mais uma vez pedem SOCORRO! O porquê de tudo isso, mais uma vez é a falta de estrada para acesso a cidade.

Todos os anos algumas comunidades do vale do Apodi são ilhadas com a cheia dos rios Apodi e Umari. A comunidade de Queimadas é uma das que sofrem mais, por causa das chuvas, os moradores ficam completamente ilhados e a água chega até as portas de suas casas, e o pior é que os estudantes ficam impossibilitados de freqüentarem as escolas no qual dificulta no bom desempenho de seus estudos.

Essa realidade sempre foi assistida e nunca foi tomada uma atitude que resolvesse de vez essa situação. Recentemente a comunidade, junto à associação comunitária e entidades parceiras, elaboraram um projeto de construção de uma ponte metálica, que segundo moradores e especialistas, essa seria a solução para resolver a problemática.

Mas não é somente a comunidade de Queimadas que sofre com isso, outras como é o caso de Cipó, Trapiá e Juazeiro, que ficam sem acesso a cidade e isso os impede de realizarem suas feiras, e o pior, dificulta a compra de alimentos para sobrevivência.

João Francisco, coordenador do grupo de Proteção Ambiental NATUVIDA, (grupo de Jovens da comunidade de Cipó), comenta sobre o fato: “Estamos mais um ano enfrentando esse problema em que o Vale do Apodi, é separado do mapa de Apodi, é nesse período em que todos os anos ficamos ilhados e a espera de uma solução.

Nós, jovens estudantes, estamos cansados de tanta humilhação, nós não queremos mais a construção de obras sem estrutura, que deixa em risco a vida de nosso povo, vamos lutar até o fim para que tenhamos pontes metálicas em nossos rios, estamos cansados de ver nosso rio ser aterrado com materiais dessas obras que só desperdiçam o dinheiro público. Queremos respeito ao meio ambiente!”

Ele ainda conclui: “Para resolver essa situação em que os estudantes estão sendo prejudicados, sugiro que os órgãos públicos possa conseguir uma casa para abrigar essas pessoas e doem cestas básicas”.

É possível sim, tirar as fotos, é só me procurar que iremos com maior prazer!

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO