[leia] Sociedade articula ato em prol da barragem
O Fórum das Entidades Representativa da Sociedade Apodiense através da colônia de pescadores, associação dos aqüicultures, sindicato dos trabalhadores rurais, associação dos barraqueiros da barragem de Santa Cruz (ABBSC) e todas as entidades filadas ao Fórum preparam o ato público em prol das obras da barragem de Santa Cruz.
O evento acontecerá no próximo dia 27 de janeiro a partir das 9 horas na Barragem de Santa Cruz. Onde a sociedade apodiense cobrará aos poderes constituídos as obras de aproveitamento das águas da Barragem.
A barragem foi inaugurada em 2002, sangrou em 2004, com a capacidade de 600 milhões de metros cúbicos de água, no entanto nenhum projeto sobre ela foi posto em prática: “No momento ainda estamos sonhando com a redenção econômica da região do Médio Oeste”, disse Erivaldo Nobre membro da ABBSC.
A coordenação do Fórum reconhece o apoio do governo estadual na elaboração dos projetos de aproveitamento, os quais são: urbanização da barragem para fins turísticos; irrigação de três mil hectares de Vale, incluindo o projeto piloto de 234 hectares, esse com água chegando a 116 famílias com custo zero, através da pressurização, gerando cerca de 600 empregos diretos; estação de alevino com um curtume para couro de tilápia; estradas de acessos à Barragem e a BR-405 e o projeto de piscicultura – criação de peixe em cativeiro.
Todos esses projetos estão prontos e a coordenação do Fórum esperava que a governadora os executasse alguns destes ainda em 2007. “A governadora nos decepcionou em 2007. Ela está nos devendo”, diz o presidente da colônia dos pescadores Luís Marinho.
A população de Apodi está decepcionada com o governo estadual principalmente após acompanhar pela impressa os investimentos, como sempre, em Mossoró, a região do Seridó e a região da grande Natal. “Historicamente os investimentos foram para essas regiões, o governo gastou 18 milhões para construir a Ilha de Santana em Caicó, está com a parceria com a prefeitura de Mossoró para urbanização da avenida Rio Branco além de anunciar investimentos de 400 milhões para Mossoró, fez uma ponte em Natal de 200 Milhões onde só a inauguração desta foram gastos 1,3 milhões. Enquanto isso 600 milhões de metros cúbicos de água estão evaporando na barragem, onde 3 mil pessoas da região Oeste visitam toda semana, utilizando-a como balneário, gerando 83 empregos diretos e sem uma única infra-estrutura adequada. Não tem um banheiro Público! Não somos contra investimentos em outras cidades, mas nos revolta ver um potencial desse sem ser utilizado e ao mesmo tempo gastar milhões em outras obras que não têm o retorno social de geração de emprego e renda como esses da Barragem”, disse Professor Flaviano Monteiro, presidente do Fórum das Entidades.
A coordenação do Fórum está convidando as autoridades estaduais para participar do ato onde já estão confirmado a presença dos deputados Gilson Moura, Getúlio Rego, o diretor do DNOCS Elias Fernandes e, através da vice-prefeita de Apodi Gorete Silveira, o Senador Garibaldi foi convidado para participar do ato. Foram enviados convites para a governadora Vilma de Faria, os secretários de estado, Larissa Rosado, Canidé de França, Iberê de Sousa, Fernando Fernandes.
Estou com o Fórum e não abro, aliás esses meninos do Fórum estão sempre debatendo alguma coisa boa para Apodi. Acreditamos que com essas cobranças as ãções chegaram.
Postar um comentário