sábado, 17 de novembro de 2007

[leia] Fórum das entidades incentiva a criação de Parque Ecológico

Fórum das entidades pretende debater a criação de Parque Ecológico Municipal Cruz das Almas. Uma área que abriga carnaúbas, uma espécie em processo de extinção na região do semi-árido nordestino, seu habitat natural. A carnaúba é conhecida como Árvore da Vida por dela tudo se aproveitar.
A propriedade pertence a Eugênio Marinho, Filho do ex-prefeito Júlio Marinho. O terreno corresponde a 10 hectares de terra.
Vista da área das carnaúbas das lagoas de captação do projeto de saneamento básico de Apodi.
Casa onde morou o ex-prefeito Júlio Marinho, que foi um dos grandes comerciantes e criador de gado em Apodi. Existe a intenção de transformá-la em um museu e um memorial do ex-prefeito: Museu do Sertão, que seria a porta de entrada para ao parque florestal.

Na condição de Parque Florestal, a reserva florestal, diferente de uma APA - Área de Preservação Ambiental - deve permanecer intocada, ou seja, não pode haver nenhuma extração proveniente dela, mas não impede que haja pesquisas científicas.
O presidente do fórum disse que a proposta foi incluída no plano diretor de Apodi e tem a finalidade de preservar a biodiversidade da caatinga.

carnaúba árvore com 100% de aproveitamento:
As raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; o fruto é um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera; a cera de carnaúba é um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras e revestimentos.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

ApodiBaixo doPano

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO