[leia] Coluna do ApodiBaixo doPano nO Vale do Apodi
Abertura - Torre de Babel
Se a nossa vida é uma novela, o que dizer da política? É no mundo da política onde a verdade e as encenações se confundem. É nesse cenário onde nossos políticos exercem seus melhores papéis, fazendo promessas que sabem ser impossíveis de cumprir, mas o fazem com tanta propriedade e veracidade que ilude a todos e num curto espaço de tempo somos confundidos e acabamos por acreditar em tudo o que é dito. Assim como nas novelas, os políticos trocam de papéis a cada eleição, declarando amores a antigos rivais e trocando farpas com velhos amigos numa naturalidade incrível que não sabemos tratar-se de realidade ou ficção. Acompanhe comigo a sinopse das últimas novelas de nossas vidas.
Renascer
A saga de Sermão Mangueira Neto, um político sem recursos financeiros que ressurgiu na campanha de 2000, apoiado pelo então prefeito Evandrinho Aquático, fez o político voltar a figurar entre as principais lideranças da cidade. Depois de sua ressurreição, Sermão agora não pretende deixar barato o seu espaço.
O Dono do Mundo
O coronel Pinho Bezerra, mais conhecido como Dr. Bezerra, casado com uma doutora, vindo da longínqua cidade de Santa Cruz veio fazer história em Apodi. Depois de duas derrotas eleitorais, ele veio de forma arrasadora na eleição de 1992 e derrotou seu adversário com uma diferença de votos jamais vista na cidade. Desde então ele se tornou o Dono do Mundo, eleito prefeito por mais duas vezes e ainda conseguiu fazer o seu sucessor em 1996.
Senhora do Destino
Gogó, uma mulher humilde, mas batalhadora e determinada, deixa o amparo de seu fiel escudeiro Dr. Bezerra para lançar candidatura própria. Contrariando um passado de glórias do coronel dentro de seu partido, Gogó resolve ser a Senhora do seu Destino e pretende sozinha derrotar um batalhão de figurões da política local. Agora, comandante absoluta de seu partido, Gogó procura aliados para vencer essa grande batalha.
Porto dos Milagres
O professor Batalhando Monteiro e sua trupe resolvem entrar no mundo traiçoeiro da política e lutar contra mestres da arte de politicar. Só um Porto dos Milagres para fazer os jovens rapazes sair-se vitoriosos nessa batalha.
Esperança
O cenário é Apodi, o partido é o PCdoB, e o palco principal é a Eleição Municipal 2008. O jovem contabilista Gil Vanal Vês se junta a seus comparsas Maria Zé do Pastor e Xixi-cocó para bolar um grande plano que poderá salvar toda a humanidade de um passado terrível de insucessos. O sonho é tamanho dos rapazes, que acreditam que a Esperança é a única que morre. Isso se não nascer morta.
A Indomada
Greenville. Cidade do Nordeste brasileiro, construída às margens da Lagoa do Apodi e tendo como coronel o Dr. Bezerra, que conduz a cidade a rédeas duras, tem no seio de seu povo a esperança naquela que poderá vir a ser a salvação para os dias de lamúrias da população. A única que não se deixa curvar e não se rende as investidas do coronel é Sol Longe Norinha, a Indomável.
Laços de família
Um pouco antes do réveillon de 2000, Marta, uma empresária bem-sucedida, envolvida em meios educacionais, resolve mudar o curso da história e impede que seu marido, o então prefeito da cidade, entregue a administração da cidade de volta às mãos de seu maior opositor, o temível Dr. Bezerra. Evandrinho, chefe municipal, decide então manter mais fortes os seus Laços de Família e alia-se a Sermão Mangueira Neto para derrotar o imbatível Dr. Bezerra. No entanto, a batalha foi em vão.
Desejo Proibido
A história se passa no final de 2007, na pequena cidade fictícia de Apodi, onde o prefeito Dr. Bezerra acaba de passar por conflitos dentro de sua unidade política, depois de descobrir os planos politiqueiros de sua ex-futura-prefeita. Convencido de que teria que encontrar alguém de sua extrema confiança para tomar conta dos negócios, eis que surge Céu e Mar Tins, um jovem desbravador, ávido por mudanças e com pensamentos revolucionários, o que ele não sabia é que entrar na política era um Desejo Proibido.
Pé na jaca
Em uma pequena cidade no interior de Rio Grande do Norte, chamada Apodi, uma jovem senhora que respondia pelo nome de Sol Longe Norinha detinha totais direitos sobre seu partido, mas foi convencida de que seria uma boa opção entregar o comando para Dr. Bezerra. O que ela não esperava era que num curto espaço de tempo o partido deixaria de ser seu, foi então que ela percebeu que havia enfiado o Pé na Jaca.
Qualquer semelhança com pessoas e lugares conhecidos terá sido mera coincidência!
Postar um comentário