terça-feira, 4 de setembro de 2007

[leia] O desafio de se conviver com as diferenças

"O que faz os humanos serem iguais é a certeza de que todos são diferentes. Não importa a cor, raça, religião, ideologia política, limitação física ou qualquer outra característica marcante, o fiel da balança vai provar que todos são iguais, uns com mais ou menos de certa condição, e a isso dou o nome de pluralidade singular.

E é a partir dessa pluralidade singular que vem a necessidade de aceitarmos as diferenças. O que torna o ser humano digno de respeito não são as suas limitações, mas a capacidade de superá-las. O homem não deve encarar o portador de deficiência, por exemplo, como alguém que precisa unicamente de uma mão para atravessar a rua, mas como um ser normal que além de respeito, precisa ter condições mínimas e dignas para guiar-se sozinho em qualquer lugar que vá. O pobre há muito tempo deixou a condição da necessidade de receber uma cesta básica para sobrevivência, ele precisa ter meios para conseguir o seu sustento. O negro só tem a cor de sua pele diferenciada dos outros, por dentro somos todos iguais. A religião, independente da escolha, só mostra que no final a chegada é uma só: O Amor, especialmente o amor para com o próximo. As diferenças regionais servem para mostrar o quão longe a cultura de um povo pode chegar. A diferença é necessária.

Não é regra que apenas o governo tenha função na inserção dessas pessoas na sociedade, é fundamental que a sociedade saiba receber aqueles que possuem características distintas às suas, e principalmente, consigam aprender que o certo é fazer aquilo que dignifica o homem.

E quanto ao desafio de se conviver com as diferenças? É o mesmo que temos todos os dias ao levantar e saber que mais um capítulo de nossas vidas está para ser escrito, e que não somos os únicos protagonistas dessa história."


 

Francisco DeAssis de Oliveira – Enem 2007

3 Comentários:

Anônimo disse...

Oi...
Hum, seu texto ficou bom!
Foi o melhor que lemos até agora em questão de pontuação, de coesão e coerencia.
Parabéns!!!
Bjus!
Até mais.

Anônimo disse...

Arrombes, nao pegue daqui rs
ja estou tomando como base esse ausdhuashdasuhd

Anônimo disse...

ficou bom mesmo ehm ta de parabens.soube descrever direitinho,muito bom,maravilha

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO