sexta-feira, 31 de agosto de 2007

[leia]CEFET chegará em Apodi em 2008

O Brasil ganhará, no próximo ano, 70 escolas técnicas. As obras devem começar em janeiro, quando também serão realizados os concursos, e as aulas, no segundo semestre. O Ministério da Educação vai investir R$ 750 milhões na construção de escolas, até 2010, em 150 municípios. Todos os estados e o Distrito Federal serão contemplados na segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Haverá ainda a destinação de mais R$ 500 milhões, por ano, para custeio e salários de professores e funcionários.

O MEC exigiu, em contrapartida para a instalação dos CEFET, apenas a doação do terreno. Em Apodi este foi doado pela EMPARN e ao que tudo indica localizará-se onde indica a figura, às margens da estrada para a Soledade.

Para que isso ocorresse, os municípios apresentaram contrapartidas ao MEC, que exigiu apenas a doação do terreno. A partir daí, especialistas em diversas áreas analisaram as propostas e criaram um ranking por estado para definir o cronograma de implantação. Quanto maior e mais qualificadas as contrapartidas, mais rapidamente o município vai receber a nova unidade.

Ranking para definir o cronograma de implantação das unidades do CEFET

A partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, as prefeituras terão 120 dias para discutir as áreas nas quais serão oferecidos cursos e concretizar as propostas. Em 31 de dezembro, será encerrado o prazo para que as contrapartidas dos municípios sejam apresentadas aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets), aos quais caberá a implantação das escolas. A medida vai favorecer o controle da aplicação dos recursos pelo MEC e dinamizar a entrada em operação das unidades.

O ministro lembrou da importância dessas escolas para o desenvolvimento e o crescimento das regiões beneficiadas. “A participação da comunidade na definição dos cursos é oportuna porque ela vai indicar para os futuros institutos federais quais as áreas de maior sinergia com o desenvolvimento local”, afirmou.

Fonte: MEC

1 Comentário:

Anônimo disse...

achei muito legal a matéria
eu estou super enteressada em faser a cefet
mais queria mais informaçoes recentes
por que não vai ter mais cefet este ano em pdf
gostaria de saber se de certeza haverá em Apodi

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO