terça-feira, 17 de julho de 2007

[leia] Um por todos e todos pela UFERSA

Mandei um e-mail hoje para um monte de jornal de todo o estado, não enviei ainda para todos. Li e treli um monte de vezes e mesmo assim ainda ficou alguns erros, mas tem problema não, quem faz paródia com erros é nóis mesmo.

Os próximos serão nossos queridos representantes. Espero que você e-leitor faça o mesmo, pois a hora se aproxima e estamos no "agora ou nunca".

Junto também foi o material já colocado aqui no blog como fotos, vídeos e os 30 motivos pertinentes ao nosso município que propiciam a vinda do campus para nós.

Campanha UFERSA é nossa! Por uma questão de vocação e de justiça.

A região oeste do estado hoje trava uma luta por algo que é de direito de todos os cidadãos brasileiros, educação. A cidade de Apodi e Pau dos Ferros estão lutando para ter implantado em seus municípios um campus da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Hoje existe uma movimentação tão grande por parte desses dois municípios que a luta para sediar esse campus extrapolou os limites de nosso estado. A cidade de Apodi agora busca apoio no estado vizinho, o Ceará.

O problema maior é que apenas um campus será implantado para dá suporte a toda a região oeste do estado. O mais correto, no meio ponto de vista, seria dois, um para cada cidade, já que as duas estão lutando com tanto afinco, mas esse meu ponto de vista deve ser algo meio que insano, já que moro em um país que maquia os terríveis quadros que se encontram a educação em todos os níveise pouco age com eficácia para muda-los.

Como só uma unidade virá, venho aqui chamar a atenção de todos e pedir apoio para Apodi. Vários argumentos para lá de consistentes mostram que nossa cidade tem as características que propiciam ser a sede de tal universidade. As próprias características da universidade têm afinidade com Apodi: Rural. Nossa cidade é o terceiro maior município do RN, em território; tem uma enorme zona rural, mais 200 comunidades; tem quatro tipos de solo, onde um desses é o segundo mais fértil e produtivo do mundo: a região da chapada do Apodi, onde se plantando tudo dá; temos a barragem de Santa Cruz, com 600 milhões de metros cúbicos de água, pronta para ser explorada, e somos a terceira cidade que mais inscreveu candidatos para o vestibular da UFERSA, 384, perdendo apenas para Mossoró, que abriga um campus, e para Natal, onde tem-se o maior índice demográfico do nosso estado. Esses entre outros argumentos, que estão sendo organizados em um documento que abrange as capacidades da Chapada do Apodi, Vale do Assú e do Vale do Jaguaribe-CE, que também se beneficiará com a vinda do campus para a Chapada, estão sendo compilados para ser entregue aos políticos que se beneficiaram dos votos de nossa terra, que é o 9º maior colégio eleitoral do estado.

Como vêem, nossa cidade tem tudo para se destacar como um pólo exportador em fruticultura (ou na cultura que imaginar, pois também tem o segundo maior rebanho de caprino da América do Sul, entre outras mais que estarão no documento), temos terra da boa e água a vontade (um dos maiores reservatórios de água “pré-mineral” do mundo em nosso subsolo), só precisamos de mão de obra especializada para seguir nosso rumo. Nos dêem essa oportunidade, junte-se a nós nessa batalha.

Essa semana, inclusive, um grupo de Apodi entrou em contato com os prefeitos de Tabuleiro do Norte-CE e Limoeiro do Norte, além de ter o apoio do deputado estadual Eudes Chavier PT-CE.

Porém, o pior de tudo é saber que a decisão não tem nada a ver com os critérios técnicos, é política. Ridiculamente política. Não vai importar nada além disso. E pior ainda é que Apodi, em seus anos seguidos de políticas interna inconseqüente, não tem um representante se quer em algum nível da hierarquia governamental de nosso país. Por ironia, nem o nosso prefeito é apodiense e já está lá a vai fazer, logo mais, 16 anos, mas este, ultimamente, se preciso, andará de mãos dadas com eternos e recentes inimigos de sua história política em nossa cidade por esse propósito, a vinda da UFERSA para Apodi. Mesmo tardio, é válido seu esforço assim como seus opositores quando se trata desse ideal.

A população está aprendendo da pior forma os efeitos de não agir como um cidadão coerente, me refiro a venda de votos e partidarismo exacerbado. A lição está nos sendo dada, mas já perdemos demais. Toda essa luta não pode passar em branco e por isso venho através desse dizer que Apodi não se contenta mais com as “regalias” que “usufrui” com a proximidade de Mossoró, pois vez por outra não perdemos investimentos e infraestrutura para outras regiões sob a desculpa que em Mossoró já tem, não se aceita mais isso. Todo a hist´ria é bem maior que isso que vos conto e muito mais virá, pois nem mesmo o reitor da UFERSA (antiga ESAM) sabe quais são os critérios que serão levados em consideração.

A cidade de Apodi foi pedir apoio a Caraúbas, vizinha, Caraúbas terminou por entrar na disputa. As cidade de Caicó e Assú tardiamente mostram interesse, mas no caso de Caicó, que é berço de várias figuras políticas de nosso estado... chega a dá medo. Mas não recuaremos.

Não queremos que lembrem-se de Apodi apenas na época do carnaval, temos o 3º maior carnaval do estado, das grandes vaquejadas, queremos que lembrem-se de nós também na hora da necessidade.


Existe um coesão quando se trata de UFERSA em Apodi, porém é preciso mais. Aos poucos mandarem um informe a todos os meios de comunicação do estado: blogs, jornais, rádios, TV´s. Peço que nos dêem a devida atenção, até logo mais.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

ApodiBaixo doPano

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO