[leia] Profª Rokátia envia nota de esclarecimento sobre mal entendido na DIRED
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho, por meio deste blog, esclarecer um mal entendido ocorrido, na sede da 13ª DIRED, no último sábado (07/07), durante a escolha do livro didático. Naquela ocasião, dirigi-me à Coordenadora do evento, a Profª. Ideusa Gurgel, pedindo mais cuidado com o preenchimento dos formulários de escolha do livro didático, visto que algumas vezes já aconteceu de nós, professores, escolhermos determinados livro(s) e no ano seguinte recebermos outro(s) distinto(s) do(s) selecionado(s) anteriormente. A professora me respondeu que quando isso ocorria era de inteira responsabilidade do próprio Ministério da Educação. Então argumentei que, segundo alguns representantes de editoras, o MEC sempre acata a decisão das escolas e que quando o livro vem diferente dos dois que foram escolhidos, o problema provavelmente estaria no preenchimento dos formulários.
Apesar de inicialmente não perceber, soube, posteriormente, por meio de colegas, que minha intervenção foi mal interpretada e essa má interpretação acabou gerando certo desconforto e desentendimento entre a DIRED de Apodi e alguns representantes de editoras.
Diante disso, venho aqui e posteriormente a outros meios de comunicação esclarecer que:
1º) Em momento algum NENHUM DOS REPRESENTANTES com quem conversei afirmou ou mesmo insinuou que funcionários(as) da 13ª DIRED ou de qualquer regional preenchessem os formulários erroneamente. Eles apenas responderam a um questionamento feito POR MIM informando que era preciso tomar muito cuidado no preenchimento, pois se digitado(s) ou colado(s) código(s) errado(s), outro(s) livro(s) seria(m) enviado(s) para as escolas. Eles sequer citaram o nome da DIRED ou de qualquer escola.
2º) Em nenhum instante falei que a DIRED era responsável por algum erro no preenchimento do(s) código(s). Até mesmo por que, pelo que sei, o preenchimento de tais papéis fica a cargo da equipe pedagógica e/ou gestora de cada escola. Assim sendo, jamais houve de minha parte a intenção de culpar a DIRED ou qualquer um(a) de seus(suas) funcionários(as) pelo fato. O meu intuito foi de alertar a esta regional, através de suas representantes no evento, para o fato que tomei conhecimento, que pode ocorrer tanto aqui, como em qualquer outra regional.
3º) Dirigi-me à Profª. Ideusa Gurgel, pois como esta era coordenadora do evento, acreditei que pudesse repassar aquela informação e a minha preocupação aos diretores e equipes pedagógicas das escolas desta jurisdição.
4º) Também não acusei nenhum funcionário ou gestor de escola de completar o formulário PROPOSITALMENTE errado. Sei que somos humanos e por isso podemos cometer falhas, principalmente quando se trata do preenchimento de formulários e, mais ainda, quando este requer o uso de números ou códigos. Daí o meu pedido de que se tivesse muito cuidado ao fazer a solicitação dos livros escolhidos junto ao MEC para que não ocorressem os citados desacertos.
5º) Segunda-feira (09/07) pela manhã, verifiquei junto ao MEC (através do telefone 0800-616161) e o atendente me confirmou que os livros fornecidos pelo Ministério da Educação são sempre os indicados pelas escolas. E que só ocorre alguma substituição no caso da editora demonstrar-se incapacitada de fornecer a demanda de livros requerida, o que, de acordo com a atendente, é muito raro, e que, quando acontece, a segunda editora selecionada é convocada imediatamente para prover os exemplares a serem distribuídos nas escolas. O atendente me informou, ainda, que é muito comum esse tipo de reclamação por parte de escolas, mas que, sempre que comunicado, o MEC procura verificar o problema e geralmente descobre que a falha ocorre no momento do preenchimento dos formulários. Desta forma, fica claro que as informações a mim fornecidas pelos distribuidores são pertinentes e verdadeiras. Não havendo, portanto, motivos para que estes sejam criticados ou repreendidos pela 13ª DIRED ou por quem quer que seja.
6º) Nenhuma outra pessoa deve ser responsabilizada pelo fato ali ocorrido. É de minha inteira responsabilidade tudo que foi dito à coordenadora naquela ocasião. E se em algum momento me expressei de forma equivocada e/ou que fez as professoras Ideusa Gurgel, Siramar Holanda, Lusinete Canela e/ou qualquer outra pessoa desta unidade educativa se sentirem ofendidas ou desacatadas, peço aqui desculpas e ratifico que em momento algum foi minha intenção afrontar ou denegrir a imagem dessas competentes profissionais ou da respeitada direção da 13ª DIRED.
Sem mais para o momento, agradeço o espaço e a atenção.
Atenciosamente,
Profª. Rokatia Kleania Lopes Marinho Pinto
Postar um comentário