quinta-feira, 28 de junho de 2007

[leia] Estivemos no jornal De Fato

No Jornal De Fato tivemos conversamos com o jornalista César Santos. Tivemos que convence-lo que Apodi tem condições de receber o campus da UFERSA, mesmo diante dos desdobramentos feito por Pau dos Ferros, que ele nos apontou na ocasião.
Neste momento, o nosso prefeito já somava conosco nos argumentos a favor de Apodi. Alguns pontos ditos na ocasião foram:
Contando com as faculdades particulares, as públicas e com os alunos do CEFET existe algo em torno de 400 alunos em fluxo entre Apodi e Mossoró quase que diariamente;
A polícia já parou o ônibus de Apodi por comportar um número acima do permitido;
Apodi teve 380 inscritos para o vestibular da UFERSA, perdendo apenas para Natal, com 384 inscritos, e Mossoró;
Em termos de população a ser atendida existe, além da própria região oeste do nosso estado a do Vale do Jaguaribe, e por isto hoje conta-se com o apoio do deputado federal cerarense Eudes Xavier (PT) e ainda com a senadora Rosalba Ciarline;
A viabilidade dessa região se deslocar para Apodi é melhor que para Mossoró com a construção da transchapadão com 40Km de estrada a serem construídos, 20 para cada estado, RN e CE;
O fato de existir uma UFERSA em Mossoró não inviabilaza a instalação de um campus em nossa cidade;
Queremos a apoio de Mossoró pela proximidade e as ligações comerciais que existe com a região oeste;
Existe o apoio da classe estudantil nessa luta;
Vamos intimar o governo federal e estadual a resolver o problema da educação de Apodi;
Em Apodi existe disversos tipos de culturas: mel, ovinos, caprinos, frutas como banana, mamão, manga, cajú, entre outras;
É o maior produtor de arroz irrigado do RN;
É conhecido como produtor de castanha;
Produz cal e com um pouco de estrutura pode-se produzir porcela de primeira qualidade;
Tem quatro tipos de solos: região da chapada, da areia, do vale (que se plantando tudo dá, o segundo solo mais fértil e produtivo do mundo!) e o da pedra (região da barragem de Santa Cruz);
Uma estação de alevinos será construída na inediações da barragem;
O prefeito de Apodi disse que o reitor escolhe onde quer construir a UFERSA que cede-se o terreno e da todo o apoio a essa movimentação que está ocorrendo, mas ressalta que nenhum critério foi lançado para a escolha de qualquer município;
Quase todos os deputados que participaram da assembléia itinerante apoiaram a a nossa cidade como cede (até que eles mudem de "idéia"...).
Apodi tem um dos maiores reservatórios naturais em seu subsolo com água de primeira qualidade e
Temos uma enorme região rural, diferente de Pau dos Ferros.

Após todas essas citações Apodi pode-se decretar a terra das oportunidades. Só falta as ferramentas!

Depois de tudo isso César Santos disse que com quem ficar será bem representado...

Aqui as matérias que foram veiculadas no jornal DeFato

Políticos e civis unem-se por campus
Apodi – A classe política e a sociedade civil do município de Apodi se uniram em prol de um dos dois Campus Avançados que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) luta, junto ao Ministério da Educação, para instalar na região Central e Alto Oeste. O município de Pau dos Ferros também está pleiteando a unidade de pesquisa, que é considerada fundamental no processo de desenvolvimento regional.
O projeto de expansão das universidades públicas começou em 1998. Ficou engavetado no Ministério da Saúde até 2003. No início do governo Lula, o projeto saiu das gavetas. No primeiro momento foram instaladas 49 unidades no País, sendo que na região Nordeste 19. O Rio Grande do Norte ficou fora desta expansão. Faltou, principalmente, força política do Estado para cobrar do Governo Federal o benefício.
Há poucos dias, o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, lançou a proposta à classe política. Os representantes do município de Apodi foram os primeiros a solicitar o benefício. Enquanto que os do município de Pau dos Ferros ficaram em silêncio. Há poucos dias surgiram com um levantamento das informações da região e, teoricamente, passaram na frente. Ontem, a classe política e a sociedade civil de Apodi visitaram os órgãos de imprensa de Mossoró para mostrar porque merecem o benefício.
No DE FATO, a comissão suprapartidária discutiu o projeto com o jornalista César Santos. “Temos água, o segundo melhor solo do planeta, o maior rebanho bovino e caprino, apicultura, calcário”, diz o presidente do Fórum das Entidades, Flaviano Monteiro. “Temos um patrimônio que vem ao longo dos séculos sendo explorado, agora vamos exigir que esses recursos naturais sejam primeiro em benefício do povo da região”, diz o prefeito José Pinheiro.
Pinheiro acrescentou que o município tem uma área superior a 500 hectares da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que recentemente cedeu uma parte para a construção da Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica. “Mas se essa área da Emparn, por algum motivo, não der certo, a Prefeitura providencia outra no local e tamanho desejado”, garante Pinheiro, que se mostrou empolgado com a união da sociedade civil em prol de um benefício tão importante. Reitor pede união da classe política.

Sobre a disputa pelo campus, o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, elogiou a união suprapartidária de Apodi, assim como o empenho da classe política de Pau dos Ferros, mas destacou que o momento não é de disputa interna. “O momento é de união da classe política, do vereador mais simples ao mais poderoso dos senadores, para trazer os benefícios para o Estado”, destaca o reitor.
Josivan Barbosa disse que o Rio Grande do Norte está perdendo o bonde do crescimento na área de pesquisa e tecnologia para estados como a Paraíba, que já ganhou cinco novas unidades de universidades federais; o Pernambuco, com o mesmo número; e o estado do Piauí quatro. “Até Alagoas já ganhou uma Universidade Federal e o Rio Grande do Norte não ampliou sua estrutura. Está na hora de acordar”, destaca Josivan.
A meta da Ufersa, acertada com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é atender as regiões Central e Alto Oeste. Já a Uern assumiu o compromisso de atender o Seridó e o Cariri. Cada unidade tem previsão de investimento de R$ 10 milhões.


Comentários feito coluna César Santos:

Inédito
A luta pela implantação de um campus da Ufersa em Apodi conseguiu o que era impossível imaginar havia pouco tempo: a união da classe política. A política de Apodi, reconhecidamente, é uma das mais radicais do Estado. Agora, os contrários, de cores e tendências partidárias, estão habitando o mesmo espaço, numa corrente para que o município receba a instituição de ensino superior. Um exemplo, sem dúvida.

Cara a cara
Ontem, no gabinete de trabalho do colunista, o encontro do prefeito José Pinheiro Bezerra com o médico Klinger Pinto, que deixaram de lado a briga pelo controle do PMDB de Apodi para reforçar a luta pelo campus da Ufersa.


Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO