quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

[leia] Fim do horário de verão será nesse domingo

O horário de verão termina no próximo domingo (25). À 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Em 2006, o horário de verão, que geralmente tem início em outubro, começou a vigorar apenas em 5 de novembro a pedido da Justiça Eleitoral, que teria de alterar a programação das urnas eletrônicas entre os dois turnos das eleições.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o horário de verão é possível reduzir o consumo de energia entre 4% e 5% no horário de pico, das 18h às 21h, evitando sobrecarga no sistema elétrico.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil no verão de 1931 e implantado de forma esporádica até 1967. Depois de 18 anos sem ser instituída, a medida voltou a vigorar em 1985, quando o nível de água era crítico nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então, todos os anos os brasileiros têm de adiantar os relógios em uma hora entre outubro e novembro.

Fonte: G1 da globo.com

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO