quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

[leia] Fórum das entidades: moral da história.

O mais importante de tudo, vale salientar, é que o fórum das entidades mostra que não é preciso ter um envolvimento político profundo para conseguir fazer as coisas acontecerem. A lição maior retirada aqui é: quando quizer mais e não te derem, aja com seriedade e mãos a obra, vá atrás por si mesmo.

Conseguem ver o problema que isso gera para uma estrutura política cheia de vícios quando se choca com atitudes individuais ou coletivas como esta do fórum? Isso, no mínimo, trará um pouco mais de responsabilidade aos ocupantes do poder público.

Vemos que é comum em Apodi os cargos de vereador e de prefeito serem considerados como oferta de emprego à la "mamada"; com pouco investimento e grande retorno garantido, levando vários pretensos, se não sedentos, sem a mínima intenção ou condição de trabalho, a serem candidatos. Com direito a participação da família, dos amigos mais próximos, os bois, as vacas, os cavalos, sei lá... na hora de repartir o lucro. E se agirem direitinho, se torna algo vitalício, que se herda, um legado familiar; ora, existem uns que acham que os cargos são propriedades inerentemente seus.

Outra perspectiva seria o eleitor enchergar o valor que está agregado a seu voto e o poder que este lhe confere. Sentindo o árduo trabalho que lhe foi desprendido para ver seus anseios realizados por conta própria. Isso mostrará que de forma alguma seu voto será comprado, pois nessa situação ele valerá muito. Se pensarmos desse jeito, metade dos problemas seriam resolvidos, a outra metade se trata da oferta, mas pelas leis de mercado elas se extinguem facilmente: sem procura, sem oferta. Aí o bicho pega, quem não interessar, ao agora eleitor plenamente consciente, será descartado de forma implacável. Este sim é o problema grande para o político medíocre.

Não sei que filosofia eles, os integrantes do fórum, andam pregando - se é que a fazem - mas colocando as coisas sobre essa ótica, tem-se um enorme exemplo de deveres que conferem a um cidadão sendo executados nessas empreitadas assumidas pelo fórum, e algo mais: a elucidação do eleitor. Para despeito de alguns, talvez vários, eles estão dando o que falar. Continuem assim, meninos! Para toda glória é necessário primeiro a jornada, e esta é cheia de desafios.

Existe um outro lado bem 'dark' nessa história, porém prefiro ver as coisas acontecerem dessa forma, quem não quer!?

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO