sábado, 20 de janeiro de 2007

[leia] APODI/SEVERIANO MELO

A Prefeitura Municipal de Apodi, em parceria com a Universidade Católica de Brasília, realizou na quinta-feira, nas dependências do Lar do Idoso, a complementação do curso de extensão para os agentes de saúde das cidades de Apodi e Severiano melo.

O tema abordado foi a Formação de grupos de apoio a pacientes oncológicos. Na etapa final, que faz parte do projeto de desenvolvimento e aplicação, traz novas metodologias de combate ao câncer.

Para o coordenador do projeto, professor Luiz Fabrício Zara, "esta metodologia visa a melhoria da qualidade de vida, já que o exame não é evasivo, e apenas com uma amostra de cabelo e um questionário respondido pelo o interessado. O exame tem a probabilidade de 90% de acerto. Através do exame são detectados os níveis de metais no organismo e os históricos dos últimos três meses".

O aparelho usado é um espectrômetro de massa, fabricado no Canadá e usado em trabalhos em usinas nucleares. Este projeto tem o apoio de entidades com renome nacional e internacional, são elas: a Universidade Católica de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

Foram feitas anteriormente duas etapas de estudos com os agentes de saúde, onde foi discutida a capacitação dos agentes, visando a aplicação dos métodos na comunidade para a realização de exames, com a conseqüência de um diagnóstico precoce, aplicando assim a medicina preventiva. A precocidade em diagnóstico de neoplasias permite procedimentos terapêuticos que podem possibilitar a cura do paciente, ou mesmo o seu tratamento com o controle da doença por se apresentar em estágio inicial.


Secretária de Saúde comenta sobre importância da capacitação dos agentes

A secretária de saúde do município de Apodi, a enfermeira Ana Paula, falou à reportagem da importância deste projeto. Segundo ela, "é sabido que só se obtém sucesso na saúde pública com a participação importante dos agentes de saúde do município. Assim, estamos encerrando mais um projeto de saúde municipal e a diplomação dos nossos agentes nos possibilitará uma melhor precocidade em relação a esta nova metodologia de combate ao câncer", argumentou.

Hoje, o município de Apodi tem 98 agentes de saúde e que, depois desta capacitação, reafirma a secretária Ana Paula, "temos a certeza que iremos melhorar ainda mais a questão da precocidade no tratamento em relação ao câncer em suas variedades em todo o município".

Para a professora Clarisse Vasconcellos Serra, "esta nova metodologia poderá ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões com grandes diferenças geográficas e socioeconômicas, pois não necessita de equipamentos sofisticados e profissionais altamente qualificados nas regiões de atuação, alem de evitar a submissão do indivíduo à biópsia, exposição a raios ionizantes e deslocamentos aos centros urbanos desenvolvidos. A precocidade no diagnóstico de neoplasias permitirá procedimentos terapêuticos menos onerosos ao Sistema Único de Saúde".

Fonte: Gazeta do Oeste.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO