sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

O projeto de lei que torna crime a prática de jabá (execução de música em rádio ou TV mediante pagamento do artista ou da gravadora) foi aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.O projeto torna o jabá um crime, com penas que variam de multa à detenção de um a dois anos, além da cassação da emissora que receber o dinheiro para colocar uma música no ar.

Podem ser responsabilizados radialistas, apresentadores, produtores, gerentes de marketing ou qualquer profissional que tenha participado da negociação. Conhecida também como "jabaculê", a prática é comum, especialmente nas rádios, mas ocorre também em programas de televisão.A Tv Diário cobra, em média, R$ 400,00 por música tocada em cada apresentação e a lista de espera por apresentações é enorme.

O problema com isso é a falta de abertura por parte dos programas para bandas locais como Forrozão Arretado, Na Pisada, entre outras, que não tem o prestígio, nem tampouco o reconhecimento para serem convocadas a participar em programas de televisão com a frequência necessária. Músicas como a da 'calcinha' do forrozão arretado dificilmente faria o sucesso que faz se não fosse o 'jabaculê' no início, não temos mídia, nem espaço para divulgar nossos talentos e o 'jabá' era forma de apresentar nossos bandas para o Brasil e para o mundo.

Por: Assis Júnior.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO