segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

[cinema] Mais uma agressão americana à imagem do Brasil


Antes foi no episódio 284 “Os Simpsons” onde numa viagem ao Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é vista como sendo parte favela e parte selva, todos os brasileiros são assaltantes em potenciais, além de se comportarem como uns ninfomaníacos, macacos atacam a população nas ruas, Bart é engolido por uma sucuri em baixo do Pão de Açúcar... Uma esculhambação. Chegou até a ser comentado pelo, na época, presidente FHC. Mas se tratando desse seriado até que vai, já que este faz questão de criticar fortemente a própria estrutura política e sócio-cultural norte-america.
O problema agora se trata do ponto de vista do filme “Turistas”, em exibição nos cinemas desde 1° de dezembro no EUA (estréia no Brasil, 16 de fevereiro). Um grupo de turistas norte-americanos, em viagem ao Rio de Janeiro, cai no golpe "Boa Noite, Cinderela", são roubados, torturados e vão parar em uma selva. Percebem tudo quando, após uma festa, acordam atordoados em uma praia, sem seus documentos e tem seus órgãos estraidos. "Parece o paraíso. Tem jeito de férias. Mas em um país onde vale tudo, tudo pode acontecer" é a frase que se ver no trailer do filme da fox. No site do filmes dispõe links sobre o “mercado negro órgãos” no Brasil com crânios de seres humanos decorando a página. Isso mostra a visão distorcida que o primeiro mundo tem sobre o Brasil e os demais Países que constitui latina e central. Saiu até reportagem no Fantástico, telejornal da globo.
Em entrevista ao jornal "Los Angeles Times", o roteirista Michael Ross disse ter se inspirado em uma história real que ouviu no rádio. A história: após o surgimento de boatos sobre americanos e europeus que seqüestravam crianças na América Latina para vender seus órgãos, moradores teriam atacado turistas "suspeitos". Histórias bem parecidas, a que ele ouviu e a que ele contou!
Na co-produção da obra trash (título dado a filme de má qualidade nos EUA) temos o brasileiro de São Luiz – MA: Raul Guterres, que já recebeu alguns ‘parabéns’ em várias listas de discussões na internet por este seu trabalho.
No filme Hulk, este se refugia na densa floresta amazônica, o ET de “O predador” desembarca em nossa floresta, James Bond já veio ao Rio de Janeiro, mas para caçar bandido, até em Smallville, o jovem Clark Kent nos faz uma visita rápida, porém para investigar coisas estranhas que acontecem por aqui.
Bem, não trataremos aqui os problemas de intolerância, racismo, preconceito, prepotência e egoísmo dos nossos visinhos do norte. Só os digo que inveja mata!

Por: Assis Júnior.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO