quinta-feira, 23 de novembro de 2006

[português] A maior palavra da língua portuguesa

Engana-se quem acredita que a maior palavra da Língua Portuguesa é "inconstitucionalissimamente".

Eu fiz essa pergunta a um amigo de Parelhas, o Valinha (mais conhecido como Magnus Valadares) que faz economia na UFRN e ele respondeu que a maior palavra da Língua Portuguesa era: "paralelepípedo". Só podia ser um economista mesmo pra economizar tantas letras.

Mas vamos ao que interessa, a maior palavra é "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico".
Esta palavra está registrada no novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tendo por definição «estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas».

É costume pensar-se que a maior palavra portuguesa, a palavra com mais letras, é o advérbio de modo anticonstitucionalissimamente. No entanto, existem termos das linguagens de especialidade que são mais extensos. Na Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, por exemplo, encontramos o vocábulo tetrabromometacresolsulfonoftaleína, que tem mais cinco letras. Trata-se de um termo específico da área da química, que significa o mesmo que «verde de bromocresol». Os recursos morfológicos do português permitem, no entanto, criar palavras ainda maiores.
Não as encontraremos atestadas nos dicionários gerais de língua uma vez que estes não podem incluir, por razões práticas, termos muito específicos nem podem cobrir todas as possibilidades de derivação das palavras, que são infinitas.

Com a ajuda de Kiko.

2 Comentários:

Juliano Barros N. Martins disse...

Caramba ...

onde foi que surgiu essa palavra

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

gislaine espa disse...

eita como é q surgil essa palavra:

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO