[leia] Números oficiais em Apodi - Resumo comparativo
Vamos aos fatos: Comparação feita com os números do primeiro turno dessas eleições.
- Tanto Vilma quanto Garibaldi aumentaram em números de votos;
- Os eleitores de Vilma e Garibaldi mantiveram suas intenções;
- Vilma aumentou em 628 votos;
- Garibaldi aumentou em 130 votos;
- Vilma aumentou sua maioria em 498 votos. De onde veio esses votos se os dois aumentaram seu eleitorado?
- O número de abstenções (pessoas que não vieram votar) aumentou em apenas 118 votos, o que é muito pouco para o que se imaginava, e mesmo para o que se tinha divulgado;
- Aumentou o número de votos válidos em 698 votos, ou seja, a quantidade de votos brancos e nulos diminuiram, brancos passou de 661 para 247 e nulos de 1977 para 1575;
- A quantidade de abstenções foi bem menor que a quantidade real do aumento de votos válidos e isso foi quem trouxe esses 498 votos para a governadora.
Análise: Muitos eleitores que votaram branco ou nulo no primeiro turno, demonstraram que desejavam que houvesse o segundo turno, mais em forma de protesto do que mesmo em oposição aos candidatos.
O trabalho de Dr. Pinheiro não serviu em nada para diminuir a maioria de Vilma, nem o trabalho dos bicudos serviu para conseguir votos dos adversários, quem realmente fez a diferença no segundo turno aqui em Apodi foram os eleitores que ficaram em cima do muro no dia 1º de outubro.
Apesar de termos apenas dois candidatos e apenas 4 números para decorar, cerca de 1500 eleitores apodienses mostrou que, ou não sabe votar, ou não sabe o que quer, por que votaram nulo nessas eleições. E mais, eu diria que os mesários não estavam preparados o suficiente para instruir aos eleitores mais idosos e aos menos escolarizados.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário