quinta-feira, 28 de setembro de 2006

[leia] Sem comentários, apenas copiei (tudo)

GOVERNADOR
Vilma Faria Garibaldi Alves


Pesquisa Databrain /
Rio Grande do Norte (RN)
Suspense sem fim
Previsão é de uma disputa
emocionante e imprevisível

No Rio Grande do Norte, a eleição de domingo é apenas uma mera formalidade. Há muito sabia-se que Vilma Faria (PSB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) se enfrentarão no segundo turno. Os números da nova pesquisa IstoÉ/Databrain só confirmam aquilo que até as areias da praia da Ponta Negra, a mais famosa de Natal, já esperavam. A atual governadora e candidata à reeleição fecha o primeiro turno com 45,2% das intenções de voto. Colado nela vem o senador peemedebista, com 44%. Todos os outros candidatos, juntos, não somam 5%. A disputa pela cadeira de governador promete lances emocionantes e imprevisíveis. Dificilmente se verá pelo País eleição tão equilibrada. Vilma e Garibaldi estão empatados em todos os quesitos.

Na rejeição, a governadora tem 23% e o senador 22,8%. Na percepção de quem o eleitor acredita que vencerá a eleição, o placar aponta 45,7% a 43,6%, a favor de Vilma. As chances de alteração drástica do quadro são tão pequenas quanto o número de votantes que admitem trocar de candidato, apenas 15,4%. Apesar de a eleição do primeiro turno ainda não ter acontecido, os dois adversários estão de olho é no 29 de outubro, data oficial do segundo turno. A aliança com o presidente Lula vai render a Vilma votos e críticas.

No debate da terça-feira 28, promovido pela Rede Globo, Garibaldi bateu forte na adversária. Atacou a governadora pelo Estado ter perdido a refinaria de petróleo para Pernambuco e o pólo químico para Mato Grosso do Sul. Vilma retrucou. Disse que na condição de senador da base governista ele fez muito pouco, ocupando-se mais com os holofotes da CPI dos Bingos, da qual foi relator, do que na busca por investimentos e projetos para o desenvolvimento do Estado. Dividindo as atenções com Vilma e Garibaldi estava um dos candidatos mais exóticos das eleições no País: o xeque Humberto (PTC). Vestido como um petrobilionário árabe, com direto a turbante e óculos escuros, o candidato deu o toque de irreverência ao embate potiguar.

*Número de registro na Justiça Eleitoral: Proc. 116/2006; Data da pesquisa: 24, 25 e 26 de setembro de 2006; Amostra: 1.000 entrevistas; Municípios: NATAL; PARNAMIRIM; SÃO GONÇALO DO AMARANTE; CEARÁ MIRIM; MACAIBA; EXTREMOZ; MOSSORÓ; CAICÓ; ASSÚ; CURRAIS NOVOS; NOVA CRUZ; APODI; SÃO JOSÉ DE MIPIBU; SANTA CRUZ; MACAU; JOÃO CÂMARA; CANGUARETAMA; AREIA BRANCA; TOUROS; PAU DOS FERROS; CARAÚBAS; SANTANA DO MATOS; PEDRO VELHO; IPANGUAÇU; LAGOA NOVA; TANGARÁ; PENDÊNCIAS; GOVERNADOR DIX-SEPT; ROSADO; LAJES; SÃO PEDRO; JANDAIRA; PEDRA GRANDE SANTANA DO SERIDÓ. Margem de erro: 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos

Fonte: Revista IstoÉ

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO