sexta-feira, 21 de novembro de 2008

[leia] 'A força da Mulher' vem com tudo na área da saúde

A saúde sempre foi o carro-chefe para muitos se projetarem politicamente, e nessas eleições ficou claro a força que a saúde pode proporcionar para eleição de algum candidato.

Klinger Pinto, bioquímico, sempre atuou dentro da área da saúde em Apodi, chegando a ocupar um dos cargos mais importantes do estado nessa área, e com a entrada de sua esposa na política o ramo também foi o mesmo.

Durante alguns anos eles comandaram a Secretaria de Saúde do Município e com isso o nome da recém eleita prefeita Goreti Pinto foi crescendo de tal maneira que veio crescendo progressivamente nas últimas 3 eleições. Primeiro como a vereadora mais bem votada de toda a história apodiense, em seguida foi eleita vice-prefeita e agora mais uma vez entra para a história como a primeira mulher a ocupar a cadeira de prefeito do município.

Tudo graças ao trabalho que desempenhou na saúde, muito embora sua formação seja como educadora.

E sua principal meta, ao que parece no início, é reaparelhar a saúde do nosso município e para isso já planeja implantar uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento e recuperar as UBSs - Unidades Básicas de Saúde.

Para quem não sabe como funciona o SUS, aqui vai uma pequena explicação:

O SUS - Sistema Único de Saúde - é o órgão que controla a saúde do nosso país, e o atendimento foi dividido em partes para melhor atender os brasileiros, sendo que a divisão se dá de acordo com a urgência ou emergência do paciente.

Ou seja, se o caso é mais simples deverá ser tratado no Setor Primário do SUS, que na verdade são as Unidades Básicas de Saúde, onde deverão estar as equipes do PSF (Programa de Saúde da Família). Se o caso passa a ser um pouco mais grave, mas não o suficiente para ser internado em hospital ou sofrer algum tipo de intervenção, o paciente deverá ser encaminhado para para o Setor Secundário do SUS, que são ambulatórios e clínicas especializadas, centros de referência e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). E para os casos mais graves é que os pacientes irão para o Setor Terciário do SUS, que na verdade são os hospitais regionais ou hospitais mantidos por universidades que lidam com procedimentos de média e alta complexidade.

No caso se Apodi seria assim: Para casos mais simples o paciente é encaminhado ao SESP para atendimento pelas equipes do PSF; para casos um pouco mais graves os pacientes devem ser encaminhados para clínicas especializadas como por exemplo a Policlínica de Mossoró, e para casos urgentes ou emergentes é que irão para o Hospital Hélio Marinho, ou ainda encaminhados para Mossoró no Tarcísio Maia ou Natal no Walfredo Gurgel.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Amigos DeAssis / Jânio Duarte.Por favor, NÃO censure - (PUBLIQUE NA ÍNTEGRA).
Concordo plenamente no que se refere à área de Saúde direcionada às pessoas mais carentes do nosso município.Tudo bem.
Mas,... QUANDO SERÁ REALIZADA A CONSTRUÇÃO DO MEGA-CONJUNTO HABITACIONAL, as 1000 (MIL) casas populares que foram prometidas à classe social mais pobre de Apodí?. É... Mais uma vez, a conhecidíssima PROMESSA DE CAMPANHA ELEITORAL EM PALANQUES,C/A FINALIDADE DE LUDIBRIAR -(USAR DE MÁ FÉ), P/COM OS ELEITORES MAIS HUMILDES. CUIDADO!!! ISTO É CARACTERIZADO COMO ESTELIONATÁRIO ELEITORAL.

Anônimo disse...

É caros apodiense,
Andem pelos corredores da Secretaria de Saúde da nossa capital e perguntem sobre a atuação do "nosso 1º cavalheiro" kkkk. Vocês não se surpreenderam se ouvirem algo como: lastimável, fraudulento e, para não utilizar o termo "apropriação indébita de bens públicos... Perguntem e ouçam....

Anônimo disse...

que bom que temos boas expectativa para a saúde da nossa cidade,
aproveitando a oportunidade peço que divulgue o blog dos árbitros de futebol de nossa cidade. valeu.,
agradeço antecipada mente.
o endereço é: associacaodearbitrosdeapodi.blogspot.com/

Lyneker Morais disse...

O interessante é que essas pessoas crescem politicamente graças a saúde, mas se alguém da nossa cidade quebrar um braço que seja, terá que ser encaminhada para mossoró!!

Lamentável!

Anônimo disse...

sim,porque?carros alugados e econvenios com clinicas que negociam os valores a serem devolvidos por baixo do pano,é altamente luctativo,e ainda por cima se presta esse serviço em forma de favor,(EXAMES,CONSULTAS,CIRURGIAS E A CONDUÇÃO DE PASSAGEIROS EM CARROS PAGO PELOS NOSSOS IMPOSTOS}são trocados por votos pelos mãos piliticos em nosso pais,sem contar com a liberação de medicamentos,muitos vezes autorizado pelo politico no verso da receita médica. é brincadeira BRASIL de alguns POLITIQUEIROS.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO