quinta-feira, 31 de outubro de 2013

[leia] Evento leva informações acerca das políticas e ações para convivência com o semiárido

Os debates em torno das políticas e a ações para o enfrentamento da estiagem no semiárido ganharam ênfase, nos seminários do segundo dia da feira Semiárido Show, a 40 quilômetros de Petrolina (PE). O assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues de Souza e o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/MDA), Argileu Martins, destacaram políticas do ministério que são executadas na região.
Como um espaço para estabelecer um canal de comunicação interinstitucional entre os poderes públicos municipais, estaduais e federal e entidades da sociedade civil, os seminários levaram informações acerca das políticas e ações para convivência com o semiárido.
No painel Políticas de Convivência com o Semiárido, Jerônimo elencou elementos estratégicos do MDA para enfrentamento dos efeitos da estiagem na Região do Semiárido. "Nós temos a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para qualificar o processo de produção, de gestão de propriedade, de convivência com o semiárido. Temos o crédito e acabamos de lançar o primeiro Plano Safra Semiárido que aponta a sintonia do Governo Federal em atender o que está sendo pedido", afirmou.
Conforme Jerônimo, os debates do painel giram em torno da articulação das políticas federal, estadual e municipais. "Todas as nossas políticas cabem perfeitamente ao semiárido, é questão apenas de fazer um recorte para a região", salientou.
Já no painel Desafios e Perspectivas da Transferência de Tecnologia, Argileu Martins, realçou o conceito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). "Queremos fazer com que a tecnologia seja sempre uma tecnologia emancipadora. A assistência técnica é um socorro, uma solução para um problema. Já a extensão rural tem uma função educacional e a intenção de promover conhecimento", observou.
O diretor ainda ressaltou a construção de um Programa de Inovação brasileiro que surgiu por consequência da criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). "Nós procuramos fazer da Ater um processo continuado que constrói conjuntamente soluções adequadas para os agricultores", disse.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO