segunda-feira, 24 de novembro de 2008

[leia] O Pessoal do Tarará completa seis anos de fundação

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, neste mês de novembro, completou seis anos de atividades ininterruptas, e desenvolve uma programação que tem como ponto alto, uma apresentação da peça “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”, no dia cinco de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Os seis anos do grupo foram destaques no III Festival Nacional de Teatro de Teresina, no Piauí, realizado há alguns dias atrás.

Sobre a apresentação do dia cinco de dezembro, o grupo informa que os ingressos serão vendidos na Livraria Poty Livros, a partir da próxima quinta-feira (inteira R$ 10,00; meia R$ 5,00), e com o apoio da Gráfica Rápida Creatoris Mater. “Convidamos os mossoroenses para prestigiar esta apresentação, que será o encerramento de nossa programação durante este ano. Nada melhor que encerrar em casa, depois de tantas viagens realizadas, e de ter representado Mossoró em tantos eventos importantes pelo Brasil”, explica o ator Elzimário Macário. Para 2009, o grupo já prevê uma agenda mais intensa que 2008, cheia de compromissos, já a partir de janeiro.

Ao longo destes seis anos de atividades, o grupo montou três espetáculos, e estreará mais um, no início de janeiro; produziu um filme e dois documentários; três exposições fotográficas; ganhou inúmeros prêmios, dentro e fora do Rio Grande do Norte; e realizou inúmeros projetos (Teatro em Domicílio, Teatro na Escola, Teatro na Praça, Caravana d’O Pessoal do Tarará, Ensaio Aberto, dentre outros.

O Pessoal do Tarará surgiu em novembro de 2002, com o objetivo de fazer um teatro de qualidade. “Sempre pensamos em fazer teatro profissionalmente, sem ser apenas uma diversão, mas algo em que cada integrante conseguisse se dedicar exclusivamente a ele. Hoje todos os integrantes sobrevivem do próprio grupo. Para nós O Pessoal do Tarará não é apenas um grupo de teatro, mas um projeto de vida, e um meio onde podemos expressar plenamente a nossa arte”, explica a atriz Rosi Reis, uma das fundadoras do grupo.

Em 2002 O Pessoal do Tarará consolidou o seu programa de rádio na FM 96, onde semanalmente interpretava textos teatrais, no formato das antigas rádio-novelas. “Foi um período que o grupo apareceu como um furacão, cheio de vigor, de vontade. Estudamos muito para fazer as rádio-novelas, e no ano seguinte já montamos o nosso primeiro espetáculo, que foi o Sanduíche de Gente, com texto de Crispiniano Neto, e direção de Grimário Farias. Precisamos de muita coragem para começar, mas tivemos, e foi um exercício que praticamos até hoje: a coragem precisa ser exercitada, e isso o nosso grupo sempre faz”, afirma Ludmila Albuquerque, que também integra O Pessoal do Tarará desde o início.

Com o Sanduíche de Gente O Pessoal do Tarará desenvolveu diversos projetos, sempre com o apoio do Banco do Nordeste, que acreditou no potencial do grupo, desde o início. “O Banco do Nordeste é muito importante na nossa trajetória, e dizemos isso com a maior gratidão. É muito fácil acreditar em grupos já consolidados, e descartar apoio para quem está começando, precisando de um incentivo. Mas o Banco do Nordeste tem a nossa admiração, porque foi ousado conosco, e nos possibilitou, naquele início de trajetória, fazer uma arte que pudesse alcançar, gratuitamente, escolas, praças, bairros e favelas de Mossoró”, afirma Dionízio do Apodi, um dos fundadores do grupo.

Em 2005 o grupo montou o espetáculo “O Inspetor Geraldo”, em cartaz até hoje, tendo participado de inúmeros festivais e projetos em diversas cidades do Brasil. Mas foi no final de 2006 que o grupo montou “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”, espetáculo que propiciou o grupo a ter uma visibilidade maior, conquistando inúmeros prêmios e participando dos mais variados festivais de teatro do país. “Com A Peleja o grupo se tornou mais profissional, passou a trabalhar em tempo integral, com todos os atores optando por se dedicarem exclusivamente ao teatro, ao grupo”, explica o ator Alex Peteka. Maiores informações sobre o grupo podem ser acessadas na página www.opessoaldotarara.com.br.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO