quinta-feira, 10 de maio de 2007

[leia] Criticar pelo simples prazer de criticar

Na matéria sobre os 8,5% dos alunos aprovados no vestibular 2007, um e-leitor nos escreve revoltado com a nossa matemática, mas até o momento não encontrei o erro.

e-leitor: acho que vocês devem ter perdido as aulas de matemática, pois usar esse raciocínio é um pouco patético, visto que a porcentagem deve ser feita em cima do número de alunos que fizeram o vestibular e não do total geral, pois quem não fez que eu saiba não tem chance de passar.

Blog: Primeira conclusão óbvia: "...quem não fez que eu saiba não tem chance de passar." Na verdade amigo, não é só você que sabe disso, todo mundo sabe que quem não fez não tem chance de passar, isso é óbvio.

Segunda conclusão: "acho que vocês devem ter perdido as aulas de matemática...". Ué, onde está o erro? Quanto é 8,5% de um total de 100 alunos?

Repare no título da postagem: [leia] Apenas 8,5% dos alunos apodienses concluintes do ensino médio passaram no vestibular. A mensagem foi clara e objetiva, não estamos interessados em divulgar o percentual de aprovação das pessoas que prestaram o exame, e sim de todos aqueles que deveriam ter ingressado na faculdade logo após a conclusão do curso, pois como diria você "quem terminou o ensino médio que eu saiba tem chance de passar".

Incentivar os alunos concluintes a prestarem o vestibular é uma obrigação da escola, afinal nesse mundo globalizado e tão competitivo ter apenas o ensino médio não tem valor, o próprio nome já diz, o ensino é "médio".

Imagine se apenas 1 aluno concluinte do ensino médio resolve fazer o vestibular e passa, então colocaríamos a manchete estampada dizendo: [leia] Apodi consegue 100% de aprovação no vestibular.

Isso seria algum tipo de orgulho pra alguém?

Isso mudaria a realidade de nossa cidade?

Isso mostraria a verdade?

Não estamos preocupados apenas com a pequena parcela que teve coragem de enfrentar esse desafio, pelo contrário, a eles nós damos os nossos parabéns, pois tiveram a decência de encarar a vida, mesmo àqueles que não obtiveram êxito tenho certeza que a consciência ficou tranqüila, pois ele perdeu a batalha lutando. Nossa preocupação, nossa meta é analisar o quanto nossas escolas, nossos professores e nossos pais estão preparando os alunos para enfrentar o vestibular, que todos sabemos significar apenas uma porta, pois uma vida inteira ainda há pela frente.

Mas foi interessante esse seu levantamento, pois essa é uma realidade que ninguém vê, aliás, que ninguém quer ver. O quanto dos nossos alunos nem tentam o vestibular? Isso está certo?

Se eu fechasse os olhos para essa parte dos alunos, estaria igual a muitos, me esquivando dos problemas mais sérios pelo qual nossa sociedade atravessa. Realmente eu devo ter faltado as aulas de matemática, mas não perdi nenhuma sobre cidadania.

Dividir para remediar:

É o caso por exemplo do prefeito querer governar a cidade apenas para aquele percentual de pessoas que votaram nele.

É o caso por exemplo da igreja católica preocupar-se apenas com o bem estar dos seus fiéis.

É o caso por exemplo de uma família fechar os olhos para os vizinhos e só pensar em si próprio.

É o caso por exemplo dos professores só darem atenção para os alunos mais aplicados.

É o caso por exemplo do comércio só servir aos que tem dinheiro.


Para finalizar:

Os dados foram repassados pela DIRED, que por sua vez recebeu os dados das próprias escolas. Não fomos nós que levantamos os dados, nem tampouco os inventamos. Abraço a todos e peço mais uma vez que participem, pois é assim que construímos uma cidade melhor para todos.

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