[leia] Bento XVI, o Brasil e o Sacramento da Caridade
O Brasil católico vive dias de alegria em torno da visita do Papa Bento XVI. Frei Galvão é o primeiro santo genuinamente brasileiro e a Conferência de Aparecida nos convoca a sermos "discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que, n'Ele, nossos povos tenham vida" (Jo 14,6).
Mas, só é verdadeiro discípulo e missionário de Cristo quem bebe a água da fonte de alegria cristã, que é a Eucaristia. O Papa Bento XVI, em sua recente exortação apostólica, define a Eucaristia como o Sacramento da Caridade, pois "na Eucaristia Cristo quis doar-nos o seu amor, que O levou a oferecer na cruz a vida por nós".
Nas palavras proferidas por ocasião da recitação do Ângelus de 18 de março, o Santo Padre apronfunda o significado do Sacramento da Caridade:
"Onde se encontra a fonte da alegria cristã a não ser na Eucaristia, que Cristo nos deixou como Alimento espiritual, enquanto somos peregrinos nesta terra? A Eucaristia alimenta nos crentes de todas as épocas aquela alegria profunda, que forma um todo com o amor e com a paz, e que tem origem na comunhão com Deus e com os irmãos". (...)
"Na última Ceia, lavando os pés dos discípulos, Jesus deixou-nos o mandamento do amor: 'Assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amara uns aos outros' (Jo 13, 34). Mas isto só é possível se permanecermos unidos a Ele, como os ramos à videira (cf. Jo 15, 1-8), Ele mesmo escolheu permanecer entre nós na Eucaristia para que pudéssemos permanecer com Ele.
"Portanto, quando nos alimentamos com fé do seu Corpo e do seu Sangue, o seu amor vem a nós e torna-nos capazes por nossa vez de dar a vida pelos fiéis (cf. 1 Jo 3, 16) e não de a termos para nós mesmos. Daqui brota a alegria cristã de amor e de ser amados.
"'Mulher eucarísrica' por excelência é Maria, obra-prima da graça divina: o amor de Deus tornou-a imaculada 'aos seus olhos na caridade' (cf. Ef 1, 4)".
Os verdadeiros discípulos e missionários de Cristo encontrarão as forças para evangelizar o Brasil alimentando-se no banquete eucarístico. Que Maria, "mulher eucarística" por excelência, nos incuta um amor apaixonado pelo Sacramento da Caridade.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário