domingo, 26 de novembro de 2006

[Leia] Apodi e o português

"Carnaval de Apodi, o maior do estado."

Onde está o erro?

Começou hoje o vestibular da UFRN, as provas de hoje foram de português e inglês. Muita gente de Apodi está em Natal para disputar uma vaga na federal. Então aqui vão umas dicas de português:
O 'se' e o 'si'

Se - conjunção que introduz oração subordinada condicional: 'Se não houver carnaval em Apodi perderemos a última grande festa que temos. "

Si - pronome pessoal de 2° pessoa que desempenha a função de complemento (com valor reflexo): "Com a aprovação da lei que une as eleições de prefeito com o presidente, os prefeitos e vereadores ganharão mais dois anos de mandato, com a administração que temos a população de Apodi já não sabe mais de si.”

Porquê, por que, por quê e porque.

Porquê - É um substantivo e só por se usa antes de artigo, pronome e numeral:"Quem sabe o porquê de tudo que está acontecendo em Apodi?"

Por que - preposição por mais pronome interrogativo que, igual à por qual razão: “por que a prefeitura só tem o dinheiro para alugar o som para a festa da padroeira”?

Por quê - toda vez que o que estiver no fim da frase recebe o acento: “Apodi recebe quase um milhão entre impostos, repasses e royalties; o atraso dos salários foram acumulados por quê”?

Porque - conjunção subordinada causal, final ou coordenativa explicativa, por fim serve para explicar os outros porquê´s, mas que diabos consegue explicar tudo isso que está acontecendo?

Desejamos boa sorte para os vestibulandos, principalmente a galera de Apodi que se desbrava em Natal longe de suas respectivas famílias a fim de aumentar as chances de uma vaga na UFRN. Boa sorte aos meninos que ficam aos cuidados de Evangelista e aos que ficam sobre os cuidados de Alex Shirlo. Trilhem esse caminho que a coisa em Apodi está tenebrosa!

Por: Assis Júnior.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO