quinta-feira, 14 de novembro de 2013

[leia] Dilma: "hoje é um dia de encontro do Brasil com a sua história”

Passados 37 anos de sua morte, o corpo do ex-presidente João Goulart retornou a Brasília pela Base Aérea, mesmo lugar de onde Jango partiu para o Exílio, em 1964.


Em 1964, João Belchior Marques Goulart deixou Brasília como presidente deposto pelo golpe que instituiria a ditadura militar que governaria o País por 21 anos. Saiu da capital em direção ao exílio no Uruguai pela Base Aérea de Brasília, o mesmo lugar em que, hoje, os restos mortais do ex-presidente foram recebidos com honras de chefe de Estado. A urna com o corpo de Jango chegou à capital por volta das 11h45. Desceu do avião com a tarja fúnebre atribuída a chefes de Estado. Foi saudada com uma salva de 21 tiros e teve o Hino Nacional entoado em sua homenagem. Passados 37 anos de sua morte, João Goulart recebeu as honrarias a que, como ex-presidente da República, tinha direito.

“Este é um gesto do Estado brasileiro para homenagear o ex-presidente João Goulart e sua memória”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, em seu perfil no Twitter, pouco antes da solenidade. “Essa cerimônia que o Estado brasileiro promove hoje com a memória de João Goulart é uma afirmação da nossa democracia. Uma democracia que se consolida com este gesto histórico”, disse Dilma, que ressaltou o fato de Jango ser o único presidente brasileiro a morrer no exílio, “em circunstâncias ainda a serem esclarecidas por exames periciais”.

Ao lado da viúva de Jango, a ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart, a presidenta depositou uma coroa de flores brancas no caixão de João Goulart. Para Dilma, as honras militares dispensadas ao ex-presidente marcaram “um dia de encontro do Brasil com a sua história”.

Os despojos de Jango foram encaminhados para o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, onde ocorrerá a análise pericial que determinará a causa da morte do ex-presidente, colocando fim à dúvida sobre a possibilidade de Jango ter sido envenenado em seu exílio. A exumação do corpo foi realizada na quarta-feira (13), no Cemitério Jardim da Paz, na cidade de São Borja (RS) em um processo que durou pouco mais de 18 horas de trabalho, envolvendo12 profissionais do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai. O médico João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente, teve participação efetiva em todo o procedimento.

Etapas

O trabalho de exumação consistiu na inspeção ocular do mausoléu, coleta de amostras de gases no interior da sepultura objeto da pesquisa e na exumação dos restos mortais para sua posterior análise forense nos laboratórios da Polícia Federal, em Brasília, que será responsável pela coleta das amostras para todos os exames.

As atividades começaram às 7h15 da quarta-feira (13), com a preparação pericial da área delimitada. Às 9h45, foi iniciada a primeira etapa, com o intuito da coleta de 12 amostras de gases em pontos distintos do jazigo. A coleta de gases no interior da sepultura foi iniciada às 17 horas e finalizada às 18h20. Dez minutos depois começou o procedimento de abertura da sepultura. Às 1h45 foi finalizada a exumação dos restos mortais e acondicionamento para transporte para Brasília, seguindo a cadeia de custódia dos elementos extraídos.

Fonte:
Portal Brasil 

3 Comentários:

aluisio huenes de oliveira disse...

ou povo pra gostar de defuntos, ´porque nao cuida dos que ainda estao vivos antes que sejam todos mortos pela violencia que assola o país, por favor gente acorde estes governantes nao tem capacidade pra dirigir uma naçao.Preucupam-se com quem já morreu, enquanto isso todos os dias morrem pessoas nas filas de hospitais, postos de saude, triste situaçao vivemos no país nos rewstos clamor a DEUS pra nos livrar do mal.

Anônimo disse...

Novo Quadro no blog: Saiu do palanque. Limite Prudencial.
Inauguramos hoje o quadro Saiu do Palanque, daqui para frente iremos relatar tudo aquilo que o prefeito Flaviano explorou em suas simples palavras na época eleitoral, e já conseguiu colocar em prática, tudo aquilo que foi dito e que o cidadão consciente já comprova como uma realidade em nosso município.
Limite prudencial.
O prefeito de Apodi sempre criticou a gestão passada por não respeitar o limite prudencial e se arriscar a perder investimentos na cidade. Pois bem caros leitores, o valor prudencial do município de Apodi, hoje, é respeitado. Não ultrapassa os 54% como determina a lei de responsabilidade fiscal LRF.
Mesmo concedendo os aumentos salariais às categorias logo no início da gestão, por exemplo 25% garis, 8% professores, 6% agentes saúde e endemias, o prefeito Flaviano mantem o município dentro do limite prudencial. Para que isso contonue o prefeito e sua equipe tem cortado na carne para não prejudicar os investimentos que pretende fazer em nossa cidade. Escrevo aqui só pra lembrar o que o prefeito falava em palanque cumpre no dia-a-dia de sua administração o prometido mostrando que tinha propriedade no assunto. LIMITE PRUDENCIAL – SAIU DO PALANQUE. Parabésn prefeito.

Anônimo disse...

Limite prudencial? kkkkkkkkkk
Faz-me rir!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO